Começa nesta sexta-feira, 4, em Recife (PE), a etapa Norte-Nordeste do Circuito Caixa Loterias. Até o domingo, a capital pernambucana será palco de disputas de atletismo, halterofilismo e natação. Ao todo, mais de 500 atletas paralímpicos disputam a fase regional do principal evento esportivo nacional das três modalidades. Todas as provas serão realizadas no Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem.
O halterofilismo abre as disputas do fim de semana. Nesta modalidade, a competição já tem caráter nacional e reúne os principais nomes deste esporte. Durante o ano, os halterofilistas ainda enfrentam mais três etapas: em abril, em Brasília; em junho, em São Paulo; e em novembro, novamente em São Paulo. Esta última tem peso maior para a formação do ranking nacional.
“Precisamos competir em duas das três primeiras fases, mas o ideal é que vá em todas para melhorar as marcas e chegar ao Brasileiro [última etapa] com a melhor performance possível. Eu mesmo gosto de ir a todas para estar sempre 100%”, explicou Luciano Dantas, o Montanha, halterofilista da categoria até 59kg.
As provas do halterofilismo são divididas por gênero e peso, e acontecem durante os três dias de Circuito.
Na natação e no atletismo, a etapa de Recife é regional e recebe competidores das regiões Norte e Nordeste do país. Os atletas dessas duas modalidades disputam, no sábado e no domingo, além de medalhas, índices para a participação nas fases nacionais do Circuito Caixa Loterias. Cada classe e prova tem uma marca mínima a ser atingida para que o atleta se torne apto a competir entre os melhores do país.
O Circuito
O Circuito Caixa Loterias é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pela Caixa Loterias. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo e natação. Composto por quatro fases regionais e três nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país.
Patrocínios
A equipe brasileira de paratletismo tem patrocínio da Caixa Loterias e da Braskem.
As equipes de natação e halterofilismo têm patrocínio da Caixa Loterias.
Serviço
Circuito Caixa Loterias – etapa Norte-Nordeste
Local: Centro Esportivo Santos Dumont, em Recife
Data: de 4 a 6 de março
Horário: sexta e sábado, das 8h às 18h; domingo, das 8h às 12h
Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Rafael Maranhão
Ivo Felipe
Nádia Medeiros
Rafael Moura
Thiago Rizerio
Elder Barros (estagiário)
Maria Louiza Oliveira (estagiária)