Começa neste fim de semana a temporada de 2016 do Circuito Caixa Loterias de Atletismo e Natação. A fase Regional Rio-Sul será disputada entre sábado e domingo, 20 e 21, em Curitiba, capital paranaense. Os eventos serão sediados na Universidade Positivo. No sábado, ainda ocorrerá o marco de 200 dias para os Jogos Paralímpicos do Rio-2016.
E é justamente a Paralimpíada o maior motivador dos atletas. As fases regionais do Circuito são classificatórias para os Nacionais, que representam a melhor ocasião de obter bons tempos e consequentemente a vaga na delegação. Por essa razão, 308 atletas estão inscritos para competir na Regional Rio-Sul, sendo 214 do atletismo e 94 da natação.
“Esta será a primeira classificatória para os Nacionais, então os atletas terão uma motivação a mais para dar o melhor e conseguir o direito de disputar os eventos que serão classificatórios para os Jogos Paralímpicos. Aqui em Curitiba eu destacaria a Susana Schnarndorf e as gêmeas Débora e Beatriz Borges, de Maringá, da classe S14”, disse Leonardo Tomasello, técnico-chefe da Seleção Brasileira de natação, que terá um recorde de 32 atletas no Rio de Janeiro.
Após a etapa de Curitiba, o Circuito Caixa Loterias terá a fase Norte-Nordeste, em Recife, de 3 a 6 de março. No mesmo mês, entre os dias 18 a 20, haverá a etapa de São Paulo. Brasília receberá a Regional Centro-Leste do evento entre os dias 31 de março e 3 de abril. A capital paulista será palco das três Nacionais do Circuito: de 24 a 26 de junho, 14 a 17 de julho e 10 a 13 de novembro.
Para chegar à fase nacional do Circuito, os atletas precisam alcançar a meta estabelecida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). A marca toma como base recordes mundiais, e os competidores precisam chegar a uma porcentagem especificada destas marcas em suas classes e modalidades para confirmar sua vaga entre os melhores do Brasil. Líderes de ranking nacional que já têm o índice mínimo não precisam disputar as regionais e estão automaticamente classificados para as três etapas nacionais.
O Circuito
O Circuito Caixa Loterias é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pela Caixa Loterias. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo e natação. Composto por quatro fases regionais e três nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país.
Serviço
Circuito Caixa Loterias – etapa regional Rio-Sul
Data: 20 e 21 de fevereiro
Cidade: Curitiba (PR)
Local: Universidade Positivo – Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300
Horário: Sábado, das 8h às 18h. Domingo, das 8h às 12h
Assessoria de Imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro em Curitiba
Rafael Maranhão (rafael.maranhao@cpb.org.br)
Ivo Felipe (ivo.felipe@cpb.org.br)?
Rafael Moura (rafael.moura@cpb.org.br)