Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Último dia da natação terá seis finalistas e despedida de Clodoaldo Silva

Clodoaldo passou à final e fará sua despedida das

O Brasil terá seis representantes em finais da natação na tarde deste sábado, 17, nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Neste último dia de provas, o multimedalhista Daniel Dias volta à piscina duas vezes: uma nos 100m livre S5 e outra no revezamento 4x100m medley 34 pontos. O nadador pode chegar à nove medalhas nesta edição, e alcançar a 24ª conquista em Jogos Paralímpicos.

Outro destaque da tarde é Clodoaldo Silva, que disputa a mesma prova que Daniel. Clodoaldo é um dos principais nomes do esporte paralímpico do Brasil e vai se aposentar após os 100m livre desta noite.

Confira o que Clodoaldo e Joana Neves, outra finalista do dia, falaram após as eliminatórias da manhã:

Clodoaldo Silva
“Estou com uma alegria impressionante. Minha primeira passagem dos 50m foi melhor que a da prova dos 50m livre. Hoje estou relaxado, estou me sentindo muito bem. Quando nadei os 50m livre, estava muito calor, não estava me sentindo muito bem, e embora eu não esteja mais nadando os 100m livre, era uma oportunidade de encerrar minha carreira, nadando no último dia, com casa lotada. Então eu fiz questão de nadar essa para me divertir, sabendo que eu tenho uma responsabilidade, mas quero me divertir com tudo isso. Quando cheguei na Paralimpíada, sabia que tinha o tempo de validade para me aposentar, mas nem estava pensando nisso. É complicado falar agora porque está chegando o final. É uma escolha minha, vai ter lágrimas, muita emoção, são lágrimas de felicidade, mas dói. Que bom que eu pude nadar os 100m livre, que bom que consegui passar para a final e prorrogar mais um pouco essa aposentadoria. Estou feliz da vida, mas com aquela dor no coração por saber que à noite será a última prova”.

Joana Neves
“Falei com a minha filha. Estou com um pouco mais de confiança. A saudade que estava a 1000%, ficou só no 80%. Falar com ela recarregou um pouco minhas energias. Estou bem para a prova, bem focada e vamos ver à tarde. Estou muito satisfeita porque fiz o melhor tempo da minha vida”.

Horários das finais com brasileiros

18h00 – Thomaz Matera – 50m livre S12
18h35 – Patrícia dos Santos – 50m livre S4
19h28 – Daniel Dias e Clodoaldo Silva – 100m livre S5
19h36 – Joana Neves – 100m livre S5
20h32 – Revezamento masculino 4×100 medley 34 pontos

Assessoria de Imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro 
Rafael Maranhão 
Diogo Mourão 
Rafael Moura 
Thiago Rizerio

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery