A Delegação Brasileira que representou o país nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 será homenageada nesta sexta-feira, 2, na Cidade do México, na premiação do Galardón Latinoamericano Vivir Sin Límites 2016. Os velocistas Petrúcio Ferreira, um ouro e duas pratas no Rio, e Verônica Hipólito, uma prata e um bronze, estarão no evento para receber as condecorações em nome de todo o time e do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Organizado pela Comissão Nacional de Cultura e Esportes (Conade), pelo Comitê Paralímpico Mexicano (COPAME) e pela Fundação Unidos pela Capacidade, por meio do projeto Viver Sem Limites (Vivir Sin Limites), o prêmio Galardón Lationoamericano Vivir Sin Limites está em sua segunda edição – a primeira foi em 2015. O objetivo é homenagear os atletas paralímpicos que servem de exemplo, inspiram a sociedade e provomem o desenvolvimento social, fomentando a atividade física recreativa e de alto rendimento e propiciando o surgimento de uma cultura inclusiva e acessível a todos.
Segundo os organizadores, a Delegação Brasileira mereceu a homenagem pelos feitos nos Jogos Paralímpicos Rio2016, onde demonstrou, mais uma vez, ser a maior potência do esporte paralímpico latino-americano. No Rio, o Brasil conquistou 72 medalhas e terminou em 8º lugar geral, melhor colocação entre todos os países da América Latina.
“É uma honra sermos reconhecidos como exemplo do esporte paralímpico no continente. Os Jogos Paralímpicos no Brasil foram os primeiros na América Latina e não poderia haver maneira melhor de impulsionar o desenvolvimento do esporte adaptado na região. Mostramos do que os atletas são capazes e que eles merecem todo o investimento para que busquem cada vez mais medalhas. No ano que vem, teremos os Jogos Parapan-Americanos de Jovens, no nosso Centro de Treinamento, em São Paulo, e será mais uma oportunidade para promovermos o esporte paralímpico nas Américas”, diz Andrew Parsons, presidente do CPB. Por questões de agenda, o dirigente será representado no prêmio por Luiz Garcia, diretor de relações institucionais do CPB.
O projeto Vivir Sin Limites divulga o esporte paralímpico, com o apoio de emissoras nacionais e internacionais, desde os Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara-2011. Já são mais de 100 coberturas esportivas, entre parapans, mundiais e Jogos Paralímpicos.
A festa desta sexta, 2, com mais de 170 convidados e 45 premiados do México e de países da América Latina, será a partir das 22h (horário do Brasil), no histórico Castillo de Chapultepec. A TV Claro Sports, do México, irá transmitir a premiação.
Assessoria de comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro no evento
Nádia Medeiros (nadia.medeiros@cpb.org.br / 61 992662499)