Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Daniel Dias retorna às competições após o Rio 2016 no Open Internacional Loterias Caixa de Atletismo e Natação nesta sexta-feira, 21

 Começa nesta sexta-feira, 21, em São Paulo, o Open Internacional Loterias Caixa de Atletismo e Natação. A competição será realizada no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro e contará com as principais estrelas brasileiras das duas modalidades, além de atletas de mais sete países (Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, México, Peru e Gana). Serão 316 atletas disputando medalhas nos três dias de competição.
 
De volta às competições internacionais depois dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, o multimedalhista Daniel Dias é uma das principais estrelas brasileiras presentes no evento. O brasileiro levou nove medalhas no Rio (quatro de ouro, três de prata e duas de bronze) e agora já pensa no próximo grande desafio na carreira: o Mundial da modalidade, em setembro, na Cidade do México.
 
“Parece até que estou velho quando falo em ir ao quinto Mundial, mas com certeza ainda existe a ansiedade de fazer o índice e garantir a vaga”, contou o atleta de 28 anos, que tentará alcançar marcas estabelecidas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro durante o Open.
 
Neste começo do ciclo Tóquio 2020, que inclui dois Mundiais (2017 e 2019), um Parapan, em Lima 2019, além de competições internacionais do IPC (Comitê Paralímpico Internacional, na sigla em inglês) e etapas do Circuito Nacional Loterias Caixa, Daniel planeja fazer diferente do que fez nos últimos anos. O multimedalhista pretende fechar o foco nas disputas de livre e costas.
 
“Desde que terminei minha última prova no Rio 2016, que foi exaustivo, decidi nadar apenas provas de nado livre e costas e os revezamentos que o Brasil estiver classificado. Mas ainda assim estamos falando de seis ou sete provas. Entendemos que se conseguirmos focar em cada estilo no ciclo, podemos chegar em Tóquio muito forte”, analisa o maior medalhista paralímpico do Brasil.



 
O Open Internacional de Atletismo e Natação ganhou maior importância neste ano por anteceder aos Mundiais das duas modalidades. Enquanto o de atletismo será em julho, em Londres, o de natação será em setembro, na Cidade do México. Tendo isso em vista, o Open será uma das oportunidades para os atletas tentarem obter os índices mínimos para integrar as Seleções do país.
 
No atletismo, 146 competidores entre os 181 inscritos são brasileiros. Entre os inscritos estão os maiores nomes da modalidade na atualidade, como Petrúcio Ferreira, Yohansson Nascimento, Terezinha Guilhermina, Lorena Spoladore, Alessandro Silvae outros com histórico vencedor em competições nacionais e internacionais. Para eles, esta é uma das duas chances de alcançar o índice para o Mundial. A outra chance será em junho, durante o Circuito Loterias Caixa, também em São Paulo.
 
Programação da competição 
21/04 – sexta
Atletismo: 9h às 11h – 16h às 18h 
Natação: 15h30 às 17h40
 
22/04 – sábado 
Atletismo: 9h às 11h – 16h às 18h 
Natção: 9h às 12h – 15h30 às 18h45
 
23/04 – domingo
Atletismo: 9h às 11h 
Natação: 9h às 12h30
 
O Open
O Open Internacional de Atletismo e Natação é realizado anualmente pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e conta com o patrocínio das Loterias Caixa. O evento conta com a presença de atletas nacionais e internacionais e faz parte do calendário do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês) de abertos das duas modalidades. O Open Internacional também conta pontos para os atletas para a formação do ranking mundial de atletismo e natação.
 
Patrocínios
A equipe brasileira de atletismo tem patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem. 
 
A equipe de natação tem patrocínio das Loterias Caixa.
 
Time São Paulo
Os atletas Daniel Dias, Petrúcio Ferreira, Yohansson Nascimento, Alessandro Silva, Terezinha Guilhermina e Lorena Spoladores são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 56 atletas, e nove atletas-guia de 10 modalidades.
 
Assessoria de Imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

 

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery