Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Filhos “cobram” meta particular de Daniel Dias no Mundial de natação no México

Daniel Dias, 29, deixou Bragança Paulista nesta semana e desembarcou na Cidade do México com várias missões: disputar seu quinto Mundial de natação, manter a hegemonia na classe S5 nas sete provas que nadará na competição que se inicia no sábado 2, e, esta é uma meta estritamente particular, levar pelo menos duas medalhas para cada um dos dois filhos que ficaram no Brasil.
 
O Mundial de natação será realizado de 2 a 7 de dezembro na Piscina Olímpica Francisco Márquez, na capital Azteca. O Brasil conta com 17 representantes. O paulista de Campinas chega com o status de grande estrela da competição, após alcançar a marca das 24 medalhas conquistadas em Jogos Paralímpicos, no Rio 2016.
 
Asaph, de 3 anos, e Daniel, que completou 2 há pouco mais de 10 dias, despediram-se do pai, antes do embarque do México, “cobrando” resultados. “Tem uma meta para bater lá em casa, que é levar medalha para os meninos. De preferência, duas para cada, para não gerar uma crise”, disse, com seu habitual sorriso largo, após o treino no final da manhã no local da competição, que já foi palco das disputas de natação nos Jogos Olímpicos de 1968.
 
Nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016, Daniel nadou nove provas e subiu ao pódio nove vezes. No último Mundial que disputou, em Glasgow 2015, caiu na piscina em nove oportunidades e saiu da água para o pódio em oito delas (seis em provas individuais). Na última vez que competiu no México, no Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara 2011, voltou para casa com 11  medalhas.
 
Não é só em casa que Daniel Dias buscou inspiração para disputar este Mundial, depois de conquistar tudo o que pôde até aqui. Na semana passada, ele visitou o Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, e conheceu alguns jovens nadadores que disputavam as Paralimpíadas Escolares, evento promovido pelo CPB com mais de 900 atletas de até 17 anos de todos os Estados do Brasil. Foi bastante tietado e conversou com a garotada sobre carreira e desafios.
 
“Foi muito importante manter o contato com aquela garotada, porque me deu mais forças para vir aqui no México e me dedicar mais, fazer sempre o meu melhor, para continuar a servir de inspiração para eles e tantos outros que me veem como um exemplo a ser seguido. Foi uma experiência enriquecedora e, com certeza, decisiva para vir bem para o Mundial”, afirmou.
 
Afora a meta particular, estipulada dentro de casa pelos filhos, ele evita a pressão de estabelecer metas públicas. “Ele é muito competitivo, mas sabe a hora de se pressionar por resultado ou por marcas, recordes, tempos melhores. Daniel sabe trabalhar muito bem isso internamente. É uma de suas grandes qualidades”, disse Leonardo Tomasello, técnico-chefe da natação paralímpica nacional.
 
Na Cidade do México, ele nadará os 50m, 100m e 200m nado livre, os 50m costas, e ainda três revezamentos. Sua estreia será em 2 de dezembro, no sábado, em horário a confirmar, nos 100m livre. No dia seguinte, o domingo, ele será premiado por ter conquistado a primeira edição do World Series, a série mundial de natação, promovido pelo IPC (Comitê Paralímpico Internacional, na sigla em inglês), composto por cinco etapas no Brasil, Itália, Inglaterra, Estados Unidos e Alemanha.
 
O SporTV e o Sportv.com/SporTV Play transmitirão o Mundial de Natação. Acompanhe, ainda, a transmissão do Mundial de Natação e de Halterofilismo pelo Facebook do CPB (facebook.com/comiteparalimpico) e a cobertura nos perfis no Twitter (@cpboficial) e no Instagram (@ocpboficial). 
 
Patrocínio
A natação tem patrocínio das Loterias Caixa.
 
Time São Paulo
O atleta Daniel Dias é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 56 atletas e nove atletas-guia de 10 modalidades. 

Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br) nos Mundiais de Natação e Halterofilismo
Daniel Brito (daniel.brito@cpb.org.br / 61 99164 4784 – disponível no WhatsApp)
Danielle Lima (danielle.lima@mediaguide.com.br /  21 99648-1024 – disponível no Whatsapp)
Nádia Medeiros (nadia.medeiros@cpb.org.br / 61 99266 2499 – disponível no WhatsApp)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery