Representante do Brasil no Aberto dos Estados Unidos de Tênis de Mesa, realizado em Las Vegas, o atleta paralímpico Israel Stroh soma mais uma prata à sua coleção de medalhas. O torneio começou na terça-feira, 13, e terminou nesta quinta, 15. O brasileiro foi derrotado apenas pelo holandês Jean Paul Montanus, na final da classe 7 masculina.
A competição contou com a participação de 12 atletas de diferentes nacionalidades, e Israel foi o cabeça de chave número dois da disputa. Nas primeiras partidas do brasileiro, contra os atletas Dustin Eier (HOL), Takuya Shibasaki (JAP) e Farell Anthony (GBR), pelo grupo B, ele levou a melhor em todas e terminou em primeiro em sua chave. Todas as disputas foram realizadas na última quarta-feira.
Nas fases eliminatórias, o brasileiro avançou direto para a semifinal por bye, e enfrentou então Nicklas Thomas Westerberg, da Suécia. Israel venceu por 3×0. Na decisão, Jean Paul, que ocupa a sétima posição no ranking da classe 7 masculina, acabou superando Israel por 3 sets a 1 e se sagrou-se campeão. O duelo terminou com parciais de 11-4, 12-10, 9-11 e 11-5.
“Foi um campeonato que mostrou uma evolução mental minha muito grande. Estava muito ansioso para ver o que aconteceria e cheguei a ter momentos ruins. Mas o que me deixou muito feliz aqui foi minha capacidade de sair de momentos delicados e me classificar para a final. Na semi eu reverti um placar adverso de 6-2 no set decisivo para vencer por 11-8”, falou Israel.
*Com informações da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)
Assessoria de comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)