Neste fim de semana, 24 e 25, o Centro de Treinamento Paralímpico recebe a fase regional São Paulo do Circuito Loterias Caixa de Atletismo e Natação. O evento abre o calendário nacional das modalidades, e contará ao todo com 655 atletas – 409 na pista e no campo de atletismo do CT, outros 246 na piscina. A fim de aquecer para os maiores objetivos da temporada, nomes consagrados do atletismo terão a primeira oportunidade de competir em 2018.
São Paulo será a primeira parada das fases regionais do Circuito Loterias Caixa na temporada. Em março, serão realizadas as fases Rio-Sul, em Porto Alegre (RS), nos dias 10 e 11, e Norte-Nordeste, do dia 22 a 25, em Aracajú (SE). Goiânia (GO) receberá a última fase, Centro-Leste, de 12 a 15 de abril.
Os atletas que atingirem os índices estabelecidos pelo departamento técnico do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) garantem participação nas etapas nacionais do Circuito Loterias Caixa, em junho e agosto. O Campeonato Brasileiro, antiga terceira fase nacional, reunirá os melhores do ano em outubro. As três competições serão realizadas no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
Uma mudança no regulamento do Circuito deste ano permite que atletas que já obtiveram índices classificatórios para as fases nacionais compitam nas etapas regionais. Ainda que não ganhem medalhas tampouco pontuem para o respectivo clube, os destaques da modalidade têm a possibilidade de ganhar ritmo de competição. De quebra, ainda irão interagir com iniciantes, dos quais são espelho.
“Para mim, é muito bacana estar com os novos atletas. Eles se espelham em nós e querem chegar onde chegamos, e onde ainda queremos chegar. A gente pega energia dessa galera também, já que eles chegam com muita gana, vontade e para quem está há muito tempo nisso é bom renovar as forças”, disse Lorena Spoladore, medalhista de prata do revezamento 4x100m T11-13 (para deficientes visuais) e bronze no salto em distância T11 nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016.
Lorena está inscrita em três provas neste fim de semana: 100m no sábado pela manhã, os 400m, à tarde e, por fim, os 200m na manhã de domingo. Todas provas são da classe T11 (para cegos).
Além de Lorena, nomes como o do atual campeão paralímpico dos 400m T20 (deficiência intelectual), Daniel Martins, e do medalhista de ouro do lançamento de disco F11, Alessandro Silva, também estão confirmados nas disputas que abrem o Circuito Loterias Caixa.
Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a etapa regional São Paulo do Circuito Loterias Caixa de Atletismo e Natação não precisam de credenciamento prévio. Bastará dirigir-se à sala de imprensa do Centro de Treinamento Paralímpico para identificação.
O Circuito
O Circuito Caixa Loterias é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país. Em 2018, as disputas das fases nacionais serão separadas por modalidade – haverá ainda um Campeonato Brasileiro de cada esporte.
Patrocínios
O paratletismo tem patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem.
A natação tem patrocínio das Loterias Caixa.
Serviço
Data: 24 e 25 de fevereiro
Cidade: São Paulo (SP)
Local: Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro – Rodovia dos Imigrantes, Km 11,5 – ao lado do São Paulo Expo
Programação*
Circuito Loterias Caixa de Natação e Atletismo – Etapa Regional São Paulo
Sábado (24/2) – 8h às 12h e 14h às 18h
Domingo (25/2) – 8h às 12h
*Sujeita a alterações
Time São Paulo
Os atletas Alessandro Silva, Daniel Martins e Lorena Spoladore são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 62 atletas e seis atletas-guia de dez modalidades.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)