A etapa regional Centro-Leste do Circuito Loterias Caixa começou na manhã desta sexta, 13, em Goiânia, Goiás, com as disputas do halterofilismo no SESI – clube Ferreira Pacheco. Lucas dos Santos, de 16 anos, da FEPAM/AM, foi um dos destaques após quebrar o recorde brasileiro júnior da categoria até 49 kg.
A marca anterior era de 103kg. O jovem levantou 105kg em sua segunda tentativa e garantiu, além do recorde, o ouro na disputa. Lucas ainda superou seu próprio recorde das Américas, que era de 100kg, mas o mesmo só pode ser homologado em competição internacional. A prata ficou com Daniel de Almeida, da AESA-ITU/SP, com 83kg, e, o bronze, com Mateus Moreira, da CFB/DF, que ergueu 72kg. “Fiquei feliz pelo recorde. Competi no final de março, em Aracaju, e o tempo para me preparar foi curto, mas consegui fazer o que precisava”, comentou o manauara.
No período da tarde, Mariana D’Andrea, da categoria até 67kg, representante da AESA-ITU/SP, também bateu o recorde brasileiro júnior ao erguer 113kg em sua segunda pedida de peso. A atleta superou a melhor marca brasileira em oito quilos e faturou a medalha de ouro. Mariana representará o Brasil no Campeonato Aberto Europeu, no fim de março, na França. Completaram o pódio Najara da Silva, FEPAM/AM, com 60kg, e Viviane de Almeida, CDB/DF, com 56kg.
Outro atleta que participará do Aberto Europeu e competiu nesta sexta,13, é Bruno Carra, da categoria 59kg, também da AESA-ITU/SP. Carra levantou 171kg e conquistou o 1º lugar. Alexandre Gouveia, da ANDEF, com 127kg, e Marcos da Cunha, da APNH/SP, com 120kg, ficaram em 2º e 3º, respectivamente.
Ao todo, 111 halterofilistas, de 12 estados, participam da competição, que tem caráter nacional. Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe são os estados com representantes.
As disputas de halterofilismo continuam neste sábado e domingo, 14 e 15. Natação e atletismo terão brigas por medalhas no fim de semana. Além do Circuito, a I Copa Brasil de esgrima em cadeira de rodas também ocorre na capital goiana.
Outros resultados:
Até 41kg, até 45kg e até 50kg fem.
1º – Maria Luzineide (ASDEF/RS) – 81kg
2º – Maria Rizonaide (SADEF/RN) – 78kg
3º – Lara Ferreira (CDDU/MG) – 60kg
Até 55kg fem.
1º – Camila Pilares (CDDU/MG) – 73kg
2º – Ana Paula Gonçalves (CFB/DF) – 65kg
Até 61kg fem.
1º – Terezinha Mulato (SADEF/RN) – 88kg
2º – Eliana Pereira (CAN/SE) – 45kg
Até 54kg masc.
Anderson Marcílio (AESA-ITU/SP) – 105kg
Rogério Garcia (AEA/PR) – 87kg
Lucas Matheus Souza (CDDU/MG) – 75kg
Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a etapa regional Centro-Leste do Circuito Loterias Caixa de Atletismo, Halterofilismo e Natação e a I Copa Brasil de esgrima em cadeira de rodas não precisam de credenciamento prévio. Bastará dirigir-se à sala de imprensa da arena para identificação.
O Circuito
O Circuito Caixa Loterias é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país. Em 2018, as disputas das fases nacionais serão separadas por modalidade – haverá ainda um Campeonato Brasileiro de cada esporte.
Patrocínios
O paratletismo tem patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem.
A esgrima, o halterofilismo e a natação tem patrocínio das Loterias Caixa.
Serviço
Data: 13, 14 e 15 de março
Cidade: Goiânia (GO)
Atletismo e Esgrima em CR: Centro de Excelência do Esporte
Endereço: Av. Oeste, 56-250 – St Aeroporto – Goiânia – GO
Natação e Halterofilismo: SESI – Clube Ferreira Pacheco
Endereço: Av. João Leite, 915 – Santa Genoveva Goiânia – GO
Programação*
Circuito Loterias Caixa de Atletismo, Halterofilismo e Natação – Etapa Regional Centro-Leste
Sexta-feira (13/4) – 9h30 às 12h30 e 15h30 às 19h (somente halterofilismo)
Sábado (14/4) – 8h às 12h e 14h às 18h
Domingo (15/4) – 8h às 12h
I Copa Brasil de Esgrima em cadeira de rodas
Sexta-feira (13/4) – 9h às 12h30 e 13h30 às 18h
Sábado (14/4) – 9h às 12h30 e 13h30 às 18h
Domingo (15/4) – 8h às 12h
*Sujeita a alterações
Assessoria de comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)