O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, recebe a partir desta sexta-feira, 22, a 3ª etapa nacional do Circuito Loterias Caixa de halterofilismo e a II Copa Brasil de esgrima em cadeira de rodas. Durante o jogo do Brasil contra a Costa Rica na Copa do Mundo FIFA 2018, os mais de 200 atletas inscritos terão a oportunidade de assistir à partida juntos. O Comitê Paralímpico Brasileiro disponibilizará telões nas áreas comuns do CT Paralímpico para que os competidores possam torcer pela Seleção antes de entrarem em ação.
As disputas da 3ª nacional do Circuito Loterias Caixa de halterofilismo e II Copa Brasil de esgrima em CR seguem até domingo, 24, e contarão com mais de 200 atletas, de 13 estados e do Distrito Federal. No halterofilismo, destaque para a paranaense Márcia Menezes, os paulistas Bruno Carra e Mariana D’Andrea, o baiano Evanio Rodrigues (medalhista de prata nos Jogos Rio 2016 e bronze no Mundial do Méximo 2017). Na esgrima em CR, o gaúcho Jovane Guissone, campeão paralímpico em Londres 2012, é um dos confirmados.
“Achei legal poder dividir este momento com outros atletas de outras modalidades. Somos todos Brasil”, comentou Jovane. “A galera toda reunida assistindo ao jogo vai ser muito bacana”, completou a jovem halterofilista Mariana.
O alto número de inscritos é o destaque desta 3ª etapa nacional do Circuito Loterias Caixa de halterofilismo. São Paulo é o estado com mais atletas: 41 representantes dentre 160. “Foi uma grata surpresa esse número de inscritos. Superou as nossas expectativas. Os maiores clubes vêm com grande número de halterofilistas e de altíssimo nível técnico e isso é muito bom. É um número sem precedência na modalidade e que mostra o quanto os nossos centros de referência espalhados pelo país estão dando certo”, comentou o coordenador da modalidade, Felipe Dias.
Na esgrima em cadeira de rodas, são 47 atletas, entre eles Alex Sandro, Lenilson Oliveira, Moacir Ribeiro e Jovane Guissone, que representaram o Brasil neste ano nas etapas da Copa do Mundo da modalidade.
O Campeonato Brasileiro de ambas as modalidades está marcado para outubro, também no CT Paralímpico, em São Paulo. Para se classificarem para o brasileiro, os levantadores de peso precisam atingir o índice mínimo estabelecido pela coordenação. No masculino, além do índice, é necessário que o atleta figure entre os oito melhores de sua categoria.
No feminino, todas as atletas que obtiverem o índice estão habilitadas a participarem. Ao contrário da competição de halterofilismo, a de esgrima não funciona como classificatória, pois todos os atletas já estão automaticamente aptos a disputar a última competição nacional do ano.
Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a 3ª etapa nacional do Circuito Loterias Caixa de halterofilismo e a II Copa Brasil de esgrima em cadeira de rodas não precisam de credenciamento prévio. Bastará dirigir-se à sala de imprensa do CT para identificação.
O Circuito
O Circuito Loterias Caixa é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país. Em 2018, as disputas das fases nacionais foram separadas por modalidade – haverá ainda um Campeonato Brasileiro de cada esporte.
Patrocínios
A esgrima em cadeira de rodas e o halterofilismo têm patrocínio das Loterias Caixa.
Time São Paulo
Os atletas Bruno Carra, Evânio Rodrigues e Mariana D’Andrea são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 62 atletas e seis atletas-guia de dez modalidades.
Serviço
Data: 22, 23 e 24 de junho
Cidade: São Paulo (SP)
Local: CT Paralímpico Brasileiro, em São Paulo – Rodovia dos Imigrantes, km 11,5 (ao lado do São Paulo Expo)
Programação*
Circuito Loterias Caixa de halterofilismo – 3ª etapa nacional
Sexta (22/6) – 11h30 às 14h40 – 17h às 20h
Sábado (23/6) – 10h às 13h – 16h às 20h
Domingo (24/6) – 10h às 13h
II Copa Brasil de esgrima em cadeira de rodas
Sexta (22/6) – 13h30 às 18h30
Sábado (23/6) – 9h às 19h30
Domingo (24/6) – 8h às 13h
*Sujeita a alterações
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)