O Brasil encerrou a sua participação no Mundial de Bocha com o quarto lugar nas disputas por equipe BC1/BC2. Na disputa pelo bronze, no último sábado, 18, a Seleção Brasileira perdeu para a China por 6 a 5. O campeonato aconteceu em Liverpool, na Inglaterra. Este foi o melhor resultado da equipe nacional na competição.
A equipe BC1/BC2 contou com os atletas Maciel Santos (BC2), José Carlos Chagas (BC1), Natali Faria (BC2), Guilherme Moraes (BC1) e Paulo Noronha (BC1).
Na final, a Tailândia venceu o Japão por 5 a 4 e ficou com a medalha de ouro. Participaram da competição 190 esportistas de 33 países.
Os eventos oficiais da BISFed – Federação Internacional de Bocha – têm quatro pesos diferentes na contagem de pontos para o ranking mundial. As posições de cada atleta ou equipe são multiplicadas pelo valor do coeficiente da competição. Open Regional (coeficiente 1), Open Mundial (coeficiente 2), Campeonatos Regionais – Copas América, Europeia e Asiática – (coeficiente 3) e Campeonato Mundial e Jogos Paralímpicos (coeficiente 4).
Nacionalmente, o calendário da modalidade ainda reserva a Copa Brasil de Bocha – pares e equipes, de 08 a 11 de novembro, em Recife (PE), e em dezembro, o Campeonato Brasileiro de Bocha individual, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
Time São Paulo
O atleta Maciel Santos é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 62 atletas e seis atletas-guia de dez modalidades.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)