A Seleção Brasileira de futebol de 7 pc está no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, desde a quarta-feira, 23, para a primeira semana de treinamento da modalidade nesta temporada. Ao todo, foram convocados 14 atletas e cinco integrantes compõem a comissão técnica.
Neste ano, o Brasil disputará as duas competições mais importantes do ciclo paralímpico: o Mundial da modalidade, na Espanha, em julho, e os Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru, em agosto. O futebol de 7 pc não compõe o programa de provas dos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020.
Além dos treinos de campo, os jogadores realizaram testes com a equipe de medicina do esporte do CT. “A temporada de 2018 foi boa e esse ano temos os campeonatos mais importantes: o Mundial e os Jogos Parapan-Americanos de Lima. Realizaremos seis fases de treinamento, todas aqui no CT. Nesta primeira semana de treinos temos atletas convocados pela primeira vez, atletas que ficaram fora de algumas convocações e estão retornando agora, e jogadores que participaram dos títulos do ano passado”, disse o técnico da Seleção Brasileira, Paulo Cabral.
Em 2018, o Brasil conquistou o título inédito da Copa do Mundo sub-19 da modalidade, em Sant Cugat del Vallès, na Espanha e o pentacampeonato da Copa América, em outubro, em Quito, no Equador.
O Campeonato Mundial de futebol de 7 pc acontecerá em Sevilha, na Espanha, de 4 a 29 de julho, e contará com a participação de 16 países (Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Dinamarca, Espanha, Inglaterra, Irlanda, Irã, Holanda, Irlanda do Norte, Rússia, Tailândia, Ucrânia, Estados Unidos e Venezuela). O Brasil conquistou a vaga na competição graças ao título de campeão da Copa América.
Em agosto, o Brasil defenderá o título de campeão parapan-americano, em Lima, no Peru. A classificação brasileira para este evento se deveu ao bronze no último Mundial da modalidade, em 2015, na Inglaterra.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)