Nos dias 23 e 24 de fevereiro acontecerá a primeira etapa da Copa Brasil de Paraciclismo de Estrada – Troféu João Schwindt, na cidade de Maringá, no Paraná. Todas as etapas da competição conta com provas de contrarrelógio e resistência, ambas valem pontos tanto para o ranking brasileiro como para o ranking mundial da Federação Internacional de cilismo (UCI, em inglês).
“A etapa de abertura do nosso calendário promete muita emoção. O circuito é bastante seletivo, duro, com subidas e descidas técnicas que irão explorar ao máximo às qualidades técnicas de cada atleta. Faremos o melhor para proporcionar um grande evento e ficamos contentes com o acolhimento e o interesse da cidade de Maringá em apoiar também o circuito nacional de paraciclismo”, destacou Edilson Rocha “Tubiba”, coordenador da modalidade na Confederação Brasileira de Ciclismo.
As provas serão realizadas em treze categorias oficiais distribuídas entre homens e mulheres: Ciclismo (C1 a C5), Handbike (H1 a H5), Tandem B e Tricycle T1 e T2. A Copa Brasil de Paraciclismo terá três etapas nesta temporada, com o encerramento acontecendo em setembro, na etapa de Leme, em São Paulo.
As disputas iniciam no sábado, 23, com as provas de contrarrelógio individual. No domingo, 24, os paratletas encaram a prova de resistência, com percursos que podem chegar a 85km de distância, dependendo da categoria.
Todas as disputas serão realizadas em um grande circuito montado no Bosque 2, uma área de preservação ambiental com floresta e animais silvestres, trilhas para caminhadas e bicicletas, localizada na Zona 4 de Maringá. Para participar, todos os paraciclistas precisam estar filiados à Confederação Brasileira de Ciclismo no ano de 2019.
A primeira etapa da Copa Brasil de Paraciclismo de Estrada – Troféu João Schwindt é uma organização e realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), com apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Secretária Especial do Esporte, Prefeitura Municipal de Maringá e Hotel Golden Ingá.
Programação
Sábado (23/02)
Prova Contrarrelógio Individual
07h as 09h30 – Categorias Handbike e Triciclo
10h as 10h30 – Cerimonia de Premiação das categorias Handbike e Triciclo
10h as 11h30 – Categorias Ciclismo e Tandem
12h as 12h30 – Cerimônia de premiação das categorias Ciclismo e Tandem
Domingo (24/02)
Prova de Resistência
07h as 09h45 – Categorias Handbike e Triciclo
10h as 10h45 – Cerimônia de Premiação das categorias Handbike e Triciclo
10h as 12h00 – Categorias Ciclismo e Tandem
12h as 12h45 – Cerimônia de premiação das categorias Ciclismo e Tandem
*Com informações da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC)
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)