Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Paraibana estreia ‘em casa’ e leva ouro na abertura do Circuito Loterias Caixa

A paraibana Maria Luzineide roubou a cena na manhã desta sexta-feira, 15, na abertura da etapa regional Norte-Nordeste do Circuito Brasil Loterias Caixa de Atletismo, Halterofilismo e Natação, em João Pessoa, Paraíba. A halterofilista competiu com a presença de seus familiares pela primeira vez na carreira e não decepcionou: venceu a divisão até 50kg feminina, com um levantamento de 87kg. A competição segue até domingo, 17, e conta com 592 atletas (299 do atletismo, 173 nadadores e 120 halterofilistas).
 
Natural de Picuí, a 250km da capital paraibana, Maria Luzineide tem sequelas de poliomielite nas pernas e começou no paradesporto na natação. Em 2004, iniciou o halterofilismo e no ano seguinte já representou o Brasil no Mundial da modalidade. Nesta sexta-feira, teve uma participação intocável: logrou êxito em suas três tentativas, com 80kg, 84kg e 87kg, e ficou com a medalha de ouro.  
 
“Foi como um sonho realizado. Depois de 14 anos de carreira, nunca havia competido na minha cidade, é algo que eu sempre esperei. Foi uma honra e um compromisso com as pessoas que sempre me apoiaram. Fiquei muito satisfeita com o resultado, que foi exatamente o que eu esperava. Agora o foco é ir bem no Mundial de Astana, em julho”, disse a atleta de 44 anos. 
 
Além dela, a mineira Lara Aparecida também destacou-se. Após medalhar na Copa do Mundo de Dubai, Emirados Árabes, em fevereiro, ela venceu a divisão até 41kg em João Pessoa, com uma marca de 76kg. Na categoria até 55kg, houve a quebra do recorde brasileiro da modalidade. O feito foi conseguido pela potiguar Rene da Silva, que venceu ao erguer 88kg – um a mais do que a antiga marca. Por fim, seu conterrâneo João Maria França fechou a manhã de eventos, com a vitória na classe até 49kg masculina, em que levantou 133kg. 
 
O halterofilismo foi a única modalidade disputada nesta sexta-feira em João Pessoa. Já na parte da tarde, o destaque foi Luciano Bezerra. Montanha, como é conhecido, faturou o título da categoria até 65kg, com um levantamento de 152kg. Na divisão até 59kg, melhor para Marcos Rogério Cunha, que ergueu 126kg. Por fim, vitória de Ailton Silva na classe para atletas com até 54kg, com 111kg. 

A partir de sábado, 16, haverá provas de atletismo e natação, sempre com início às 8h (mais informações abaixo). Medalhistas paralímpicos, como Thalita Simplício (atletismo), Luis Silva e Adriano Lima (natação), estarão em ação. 
 
Este é o segundo estágio do Circuito 2019, cuja abertura aconteceu em São Paulo, nos dias 23 e 24 de fevereiro. Haverá ainda as fases regionais Centro-Leste, nos dias 30 e 31, em Uberlândia (MG), e Rio-Sul, em Curitiba (PR), de 12 a 14 de abril. Competidores de atletismo e natação que alcançarem os índices estabelecidos pelo departamento técnico do CPB garantem participação nas etapas nacionais, em São Paulo. A terceira fase nacional receberá a denominação de Campeonato Brasileiro, em setembro e outubro, e reúne os melhores do ano. As três competições serão realizadas no Centro de Treinamento Paralímpico.
 
Resultados 
Acompanhe os resultados do Circuito Brasil Loterias Caixa em tempo real, pelo aplicativo “Circuito Loterias Caixa Regional”, disponível para dispositivos iOS e Android. 
 
Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a etapa regional Norte-Nordeste do Circuito Loterias Caixa de Atletismo e Natação não precisam de credenciamento prévio. Bastará dirigir-se à sala de imprensa para identificação.
 
O Circuito

O Circuito Loterias Caixa é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país. Em 2019, as disputas das fases nacionais serão separadas por modalidade – haverá ainda um Campeonato Brasileiro de cada esporte.
 
Patrocínios
O paratletismo tem patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem.
O halterofilismo e a natação têm patrocínio das Loterias Caixa.
 
Serviço
Data:
15, 16 e 17 de março
Cidade: João Pessoa (PB)
Local:  Vila Olimpica Parahyba – R. Desportista Aurélio Rocha, S/N – Estados, João Pessoa – PB, 
 
Programação* 
Circuito Loterias Caixa de Atletismo e Natação – Etapa Regional Norte/Nordeste

Sexta (15/3) – 14h às 17h
Sábado (16/3) – 8h às 12h e 14h às 18h
Domingo (17/3) – 8h às 12h
*Sujeita a alterações
 
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery