Nesta sexta-feira, 12, Lucas Santos (ADEFA-AM), de 17 anos, bateu os recordes brasileiro e das Américas juniores da categoria até 49kg ao levantar 139kg no Circuito Brasil Loterias Caixa, em Curitiba. As disputas começaram na manhã desta sexta e seguem até o domingo, 14, na Universidade Positivo. Ao todo participam desta competição 137 halterofilistas de 11 estados e do Distrito Federal.
Neste segundo evento nacional da modalidade, Lucas ficou com a medalha de prata. O grande vencedor da prova foi João Maria Junior (Sadef-RN) com 139kg. O pódio foi completado por Daniel Pasin de Almeida (AESA-Itu) que levantou 100kg.
Apesar da pouca idade, Lucas tem um currículo extenso de vitórias na categoria jovem como a medalha de ouro no Mundial da Cidade do México, em 2017. Na época, ergueu 100kg na barra. No mesmo ano, ficou em segundo lugar nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens, em São Paulo. Em 2019, ele garantiu o bronze na Copa do Mundo de Dubai, em fevereiro.
Agora, o manauara faz planos caso seja convocado para o Mundial da modalidade, em Astana, no Cazaquistão: “Quero melhorar a minha marca da Copa do Mundo. Fiz 118 kg e fiquei em terceiro. O segundo levantou 121 kg e o primeiro 125kg. No Mundial, quero ficar em primeiro”, disse o esportista que tem má formação no pé direito.
Em 2019, o calendário dos halterofilistas está repleto de eventos importantes como o Campeonato Mundial, em julho, e os Jogos Parapan-Americanos em Lima, no Peru, em agosto. Nacionalmente, o Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, receberá o Campeonato Brasileiro da modalidade, em novembro.
O Circuito
O Circuito Loterias Caixa é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país. Em 2019, as disputas das fases nacionais serão separadas por modalidade – haverá ainda um Campeonato Brasileiro de cada esporte.
Patrocínios
O paratletismo tem patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem.
A natação e o halterofilismo tem patrocínio das Loterias Caixa.
Serviço
Data: 12, 13 e 14 de abril
Cidade: Curitiba
Local: Universidade Positivo – R. Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido, Curitiba – PR
Programação*
Circuito Loterias Caixa de Atletismo, Natação e Halterofilismo – Regional Rio-Sul
Sexta (12/4) – 9h às 12h e 15h às 18h (apenas competições de halterofilismo)
Sábado (13/4) – 8h às 12h e 14h às 18h
Domingo (14/4) – 8h às 12h
*Sujeita a alterações
Assessoria de comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)