Conheça os concorrentes da categoria "Atleta da Galera" do Prêmio Paralímpicos

ter, 24 jan 2023 10:03:59 -03:00



O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) apresenta os concorrentes à categoria "Atleta da Galera" nesta terça-feira, 24. O esportista eleito será homenageado no dia 9 de fevereiro, durante a 11ª edição do Prêmio Paralímpicos, que será realizada no Tokio Marine Hall, na capital paulista, e transmitida pelo SporTV 3.

A votação no "Atleta da Galera" será aberta ao público e o CPB divulgará, em breve, o link para que as pessoas possam escolher o seu candidato favorito. Neste ano, os concorrentes são: Carol Santiago (natação), Gabriel Araújo (natação), Raíssa Machado (atletismo), Samuel Oliveira (natação) e Vinícius Rodrigues (atletismo). Esses cinco atletas foram indicados após uma eleição feita entre os colaboradores do CPB, o Conselho de Atletas do Comitê, jornalistas e patrocinadores (Loterias Caixa e Braskem). 

Ainda no dia 9 de fevereiro, os ganhadores de outras dez categorias também serão anunciados: Aldo Miccolis, Personalidade Paralímpica, Prêmio Caixa, Memória Paralímpica, Melhor Técnico Individual, Melhor Técnico Coletivo, Prêmio Braskem, Atleta Revelação, Melhor Atleta Masculino e Melhor Atleta Feminino. Saiba mais sobre as categorias do Prêmio Paralímpicos. 

Já um dia antes, 8 de fevereiro, em live que será transmitida pelo Instagram e YouTube do CPB, também a partir das 19h, serão entregues troféus para os atletas vencedores em cada uma destas 24 modalidades: atletismo, badminton, basquete em CR, bocha, canoagem, ciclismo, esgrima em CR, esportes de inverno, futebol de cegos, futebol de PC, goalball, halterofilismo, hipismo, judô, natação, remo, rúgbi em CR, taekwondo, tênis de mesa, tênis em CR, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo e vôlei sentado. 

A categoria "Atleta da Galera" é a única aberta para a votação popular. Os ganhadores das outras categorias foram eleitos por uma comissão interna do CPB. 

Indicados para a categoria "Atleta da Galera":

Carol Santiago
@mariacarolinasantiago
Nascimento: 02/08/1985, Recife (PE)
Classe: S12
História: Carol nasceu com síndrome de Morning Glory, alteração congênita na retina que reduz seu campo de visão. Praticou natação convencional até o fim de 2018, quando migrou para o esporte paralímpico. 
Principais conquistas em 2022: Quatro medalhas de ouro e uma de prata em provas individuais, além de duas medalhas de ouro em provas de revezamento no Mundial de Portugal.

Gabriel Araújo
@gabrielaraujo_s2
Nascimento: 16/03/2002, Santa Luzia (MG)
Classe: S2
História: Gabriel tem focomelia, doença congênita que impede a formação normal de braços e pernas. Conheceu a natação por meio de um professor de Educação Física da escola onde estudava, nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG).
Principais conquistas em 2022: Ouro nos 100m costas, 50m costas e 200m livre no Mundial da Ilha da Madeira 2022.

Raíssa Machado

@raissamachadooficial
Nascimento: 17/05/1996, Ibipeba (BA)
Classe: F56
História: Raíssa nasceu com má-formação nas pernas. Aos 12 anos, começou a praticar lançamento de dardo.
Principais conquistas em 2022: Prata no lançamento de dardo no Grand Prix de Marrakech.

Samuel Oliveira
@samukasuperaofc 
Nascimento: 28/08/2005, São Paulo (SP)  
Classe: S5
História: Samuel precisou amputar os dois braços, na altura do ombro, aos nove anos. Ele levou uma descarga elétrica de 13 mil volts após tentar tirar uma pipa do alto de uma árvore com um barra de ferro que encostou nos fios de alta tensão.
Principais conquistas em 2022: Ouro nos 50m costas, 50m borboleta e no revezamento misto 4x50m livre - 20 pontos e prata nos 50m livre e 200m medley no Mundial de natação paralímpica da Ilha da Madeira 2022.

Vinícius Rodrigues
@viniciusbellator.rodrigues
Nascimento: 28/11/1994, Maringá (PR)
Classe: T63
História: Vinícius sofreu um acidente de moto aos 19 anos e precisou amputar a perna esquerda acima do joelho. No terceiro dia de internação, recebeu a visita de Terezinha Guilhermina que o incentivou a iniciar no esporte. Reabilitou-se em três meses e, no mês seguinte, começou a correr.

Imprensa
A cobertura do Prêmio Paralímpicos será permitida apenas no dia 9 de fevereiro. O profissional de imprensa interessado em realizar a cobertura necessita enviar um e-mail para imp@cpb.org.br, com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF e o veículo para qual realizará o trabalho. 

Serviço
11ª edição do Prêmio Paralímpicos 
Dias: 8 e 9 de fevereiro
Horário: a partir das 19h.
Local: Tokio Marine Hall
Endereço: R. Bragança Paulista, 1281 - Várzea de Baixo, São Paulo - SP, 04727-002
Transmissão: Dia 8 (Instagram e YouTube do CPB) e dia 9 (SporTV 3).

Patrocínio
O Prêmio Paralímpicos é apresentado pelas Loterias Caixa. 

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES
Patrocinadora do Paratletismo Brasileiro
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro
APOIADORES
Apoiador do Comitê Paralímpico Brasileiro
PARCEIROS
Parceiro do Comitê Paralímpico Brasileiro
Parceiros do Atleta Cidadão
FORNECEDORES
Fornecedor Oficial