Aluno da Escola Paralímpica de Esportes do CPB conquista medalha de ouro no Campeonato Brasileiro de bocha

sex, 30 set 2022 17:16:06 -03:00



André Martins na Campeonato Brasileiro de bocha, em Minas Gerais. | Foto: Divulgação/ANDE

André Martins na Campeonato Brasileiro de bocha, em Minas Gerais. | Foto: Divulgação/ANDE

O paulista André Martins, aluno da Escola Paralímpica de Esportes do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), conquistou a medalha de ouro no torneio intermediário do Campeonato Brasileiro de bocha pela classe BC4 (para atletas com limitações severas e que não recebem assistência). A competição se encerrou na quinta-feira, 29, em Minas Gerais.

O torneio reuniu 148 atletas, iniciantes e experientes, de 44 clubes de todo o país. Entre os participantes da competição principal, os medalhistas de bronze nos Jogos de Tóquio 2020, Maciel Santos (BC2) e José Carlos Chagas (BC1) conquistaram ouro em suas respectivas classes.

André, 19, disputou o torneio intermediário realizado pela Associação Nacional de Desportos para Deficientes (Ande), após o término do Brasileiro. Esta disputa contou com os atletas que não subiram ao pódio no campeonato principal. O jovem atleta havia conquistado a nona colocação em sua classe.

André, que tem Distrofia de Duchenne, doença genética degenerativa, conheceu a bocha na Escola Paralímpica de Esportes em 2018 e se apaixonou pela modalidade. Além dessa medalha, ele conquistou o ouro no Brasileiro e na Copa Brasil de jovens, realizado em agosto deste ano.

Escola Paralímpica de Esportes

A Escola é realizada pelo CPB desde 2018 e, atualmente, são oferecidas aulas em 13 modalidades: atletismo, badminton, bocha, esgrima em cadeira de rodas, futebol de cegos, goalball, halterofilismo, judô, natação, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo e vôlei sentado. Todas compõem o atual programa dos Jogos Paralímpicos, estabelecido pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês). Todos os serviços são oferecidos gratuitamente.

Ainda há vagas para participar da Escola Paralímpica de Esportes do CPB, basta preencher a ficha de cadastro.

FICHA DE INSCRIÇÃO

Os alunos são atendidos dois dias por semana, divididos em turmas às segundas e quartas-feiras e terças e quintas-feiras, em dois horários: das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30.

As crianças recebem uniforme e lanche durante a estadia no CT Paralímpico. Também é disponibilizado transporte em locais estratégicos da Grande São Paulo. Todos os serviços são oferecidos gratuitamente.  Para mais informações sobre o projeto, entrar em contato pelo e-mail: escolaparalimpica@cpb.org.br

Patrocínio
A bocha é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível 
Os atletas Maciel Santos e José Carlos Chagas são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro

PATROCINADORES
Patrocinadora do Paratletismo Brasileiro
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro
APOIADORES
Apoiador do Comitê Paralímpico Brasileiro
PARCEIROS
Parceiro do Comitê Paralímpico Brasileiro
Parceiros do Atleta Cidadão
FORNECEDORES
Fornecedor Oficial