Campeão paralímpico e mundial Gabriel Bandeira inicia temporada de Meetings Loterias Caixa em Brasília com foco em 2023

sex, 30 set 2022 13:29:47 -03:00



Gabriel Bandeira faz pose na piscina após prova pelo Mundial de natação na Ilha da Madeira, em Portugal | Foto: Ale Cabral/CPB

Gabriel Bandeira faz pose na piscina após prova pelo Mundial de natação na Ilha da Madeira, em Portugal | Foto: Ale Cabral/CPB

Brasília recebe neste sábado, 1º de outubro, o Meeting Paralímpico Loterias Caixa de atletismo, halterofilismo e natação. Esta será a única parada das três modalidades na região Centro-Oeste. Ao todo, estão inscritos 217 atletas. Dentre eles, está o campeão paralímpico nos Jogos de Tóquio 2020 e campeão mundial na Ilha da Madeira 2022, Gabriel Bandeira, da classe S14 (para atletas com deficiência intelectual). Além dele, outros medalhistas paralímpicos e parapan-americanos como Cecília Araújo, Wendell Belarmino, Ruan Souza, da natação, Alan Fonteles e Ariosvaldo Silva, do atletismo, estarão presentes.

As competições de atletismo e halterofilismo serão no Centro Integrado de Educação Física (CIEF), enquanto as de natação ocorrerão no Clube do Exército. No Distrito Federal, 136 atletas com deficiência estão inscritos nas provas de atletismo, 60 nas de natação e 21 nas de halterofilismo.

O medalhista de ouro nos 100 m borboleta  em Tóquio 2020 e campeão mundial na mesma prova e nos 200 m medley e 200 m livre em Ilha da Madeira 2022, Gabriel Bandeira, da classe S14 (para deficientes intelectuais), usará a competição para se preparar para a próxima temporada. "Estou animado para participar do Meeting em Brasília e mudar os ares de Uberlândia e São Paulo. Como estamos sem competições nacionais neste segundo semestre será um evento oportuno para seguir um bom ritmo na preparação para 2023, que será um ano bem importante e puxado com Parapan, Mundial e Global Games da Virtus", explicou o nadador que representará o Praia Clube de Uberlândia.

Bill, como é conhecido, também nadará no Meeting Paralímpico em Belo Horizonte, no dia 8 de outubro. 

Brasília será a oitava cidade brasileira a receber o evento em 2022. Após passar pelo Distrito Federal, o Meeting Paralímpico Loterias Caixa chegará em Goiânia, no dia dia 5 de outubro, com disputas de atletismo e natação. Neste ano, o Meeting já passou por Campo Grande (MS), Macapá (AP), Fortaleza (CE), Natal (RN), João Pessoa (PB), Recife (PE) e Aracaju (SE)

Campeão nos 100m e 400m, na classe T53 (para atletas que correm em cadeira de rodas), nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019, Ariosvaldo Silva, o Parré, que representará a Associação Desportiva para Deficientes (ADD-SP), elogia a distribuição de eventos do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) pelo país. “Os Meetings em diferentes estados facilitam muito o acesso das regiões, isso é muito importante. A minha expectativa é fazer um bom tempo, competirei no meu local de treino, em casa”, comentou Parré, natural de Brasília, que teve poliomielite na infância e ficou com os membros inferiores paralisados. 

Parré fará, ao todo, três etapas do Meeting Paralímpico de atletismo este ano. Brasília será o primeiro com provas de 100m e 400m. Na próxima semana, no dia 5 de outubro, ele disputará a competição em Goiânia e correrá apenas os 100m. Em dezembro, ele participará da etapa de São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico.

O Meeting Paralímpico é idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que já eram realizados desde 2005 pelo Comitê. Há provas de atletismo, natação e halterofilismo. Cada cidade sedia, pelo menos, disputas de uma dessas modalidades.

Os objetivos do Meeting são desenvolver a prática esportiva para pessoas com deficiência em todas as regiões do país, contribuir para o aprimoramento técnico dos competidores e propiciar oportunidades de competição aos atletas de elite e jovens promessas do paradesporto em todo o Brasil.

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o Meeting Paralímpico de atletismo de Brasília podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento e o comprovante do esquema vacinal completo contra a Covid-19. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.

Serviço
Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Brasília

Dia e horário: sábado, 1º de outubro - a partir das 8h.

Modalidades: Atletismo e halterofilismo
Local: Centro Integrado de Educação Física (CIEF)
Endereço: SGAS I SGAS 907 - Asa Sul, Brasília - DF

Modalidade: Natação
Local: Clube do Exército (SMU)
Endereço: Av. Duque de Caxias, S/N

Patrocínios
O Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem o patrocínio das Loterias Caixa
O atletismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa e pela Braskem
A natação é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa
O halterofilismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível 
Os atletas Cecília Araújo, Gabriel Bandeira e Wendell Belarmino são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES
Patrocinadora do Paratletismo Brasileiro
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro
APOIADORES
Apoiador do Comitê Paralímpico Brasileiro
PARCEIROS
Parceiro do Comitê Paralímpico Brasileiro
Parceiros do Atleta Cidadão
FORNECEDORES
Fornecedor Oficial