Brasília recebe Meeting Paralímpico Loterias Caixa neste sábado com recorde de atletas em três modalidades

ter, 27 set 2022 13:27:06 -03:00



Natação é uma das três modalidades no Meeting de Brasília. Foto: Ale Cabral/CPB.

Natação é uma das três modalidades no Meeting de Brasília. Foto: Ale Cabral/CPB.

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa chega a Brasília (DF) neste sábado, 1º de outubro, com provas de atletismo, halterofilismo e natação. Ao todo, 217 atletas se inscreveram para as disputas, número que supera as 193 inscrições da etapa de Natal e representa o recorde da temporada até agora. 

As competições de atletismo e halterofilismo serão no Centro Integrado de Educação Física (CIEF), enquanto as de natação ocorrerão no Clube do Exército. 

Brasília será a oitava cidade brasileira a receber o evento em 2022. Neste ano, o Meeting já passou por Campo Grande (MS), Macapá (AP), Fortaleza (CE), Natal (RN), João Pessoa (PB), Recife (PE) e Aracaju (SE). No Distrito Federal, 136 atletas com deficiência estão inscritos nas provas de atletismo, 60 nas de natação e 21 nas de halterofilismo.

As disputas da natação contarão com a presença de alguns dos medalhistas paralímpicos nos Jogos de Tóquio 2020, como Cecília Araújo (S8 – para atletas com pouco comprometimento físico-motor), Gabriel Bandeira (S14 – para deficientes intelectuais), Wendell Belarmino (S11 – para cegos).

“O Meeting será importante para ver se a preparação está dando certo, quais são os ajustes necessários, o que a gente precisa trabalhar dentro de cada prova. Saber o que precisamos melhorar sem aquela pressão. Estou com uma expectativa boa, por toda a mudança que eu fiz, pelo processo de recuperação de lesão. Acredito que terei resultados, tempos, melhores do que tive no Mundial”, contou o brasiliense Wendell Belarmino, que tem glaucoma congênito. 

No primeiro semestre deste ano, Wendell se mudou para Uberlândia (MG) e atualmente representa o Praia Clube. No Meeting da capital federal, ele nadará os 50m livre e 100m costas. Ainda em outubro, o nadador disputará o Meeting de Belo Horizonte, no dia 8. Na capital mineira, Wendell nadará os 400m livre e os 100m peito.

O Meeting Paralímpico é idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que já eram realizados desde 2005 pelo Comitê. Há provas de atletismo, natação e halterofilismo. Cada cidade sedia, pelo menos, disputas de uma dessas modalidades.

Os objetivos do Meeting são desenvolver a prática esportiva para pessoas com deficiência em todas as regiões do país, contribuir para o aprimoramento técnico dos competidores e propiciar oportunidades de competição aos atletas de elite e jovens promessas do paradesporto em todo o Brasil.

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o Meeting Paralímpico de atletismo de Brasília podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento e o comprovante do esquema vacinal completo contra a Covid-19. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.

Serviço
Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Brasília

Dia e horário: sábado, 1º de outubro - a partir das 8h. 
Modalidades: Atletismo e halterofilismo
Local: Centro Integrado de Educação Física (CIEF)
Endereço: SGAS I SGAS 907 - Asa Sul, Brasília - DF
Modalidade: Natação
Local: Clube do Exército (SMU)
Endereço: Av. Duque de Caxias, S/N

Patrocínios
O Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem o patrocínio das Loterias Caixa
O atletismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa e pela Braskem
A natação é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa
O halterofilismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível 
Os atletas Cecília Araújo, Gabriel Bandeira e Wendell Belarmino são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES
Patrocinadora do Paratletismo Brasileiro
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro
APOIADORES
Apoiador do Comitê Paralímpico Brasileiro
PARCEIROS
Parceiro do Comitê Paralímpico Brasileiro
Parceiros do Atleta Cidadão
FORNECEDORES
Fornecedor Oficial