Seleção Brasileira de futebol de cegos se prepara para Copa América com atividades no CT Paralímpico

qua, 31 ago 2022 15:42:37 -03:00



Fábio Vasconcelos passa instruções durante treino da Seleção Brasileira de futebol de cegos | Foto: Ale Cabral/CPB

Fábio Vasconcelos passa instruções durante treino da Seleção Brasileira de futebol de cegos | Foto: Ale Cabral/CPB

A Seleção Brasileira principal de futebol de cegos participa de uma semana de treinamentos até domingo, 4 de setembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. A equipe nacional se prepara para a Copa América da modalidade, que será disputada em Córdoba, na Argentina, entre os dias 20 e 29 de outubro. 

"É sempre muito difícil jogar na Argentina. Já disputei três competições lá, uma como goleiro e duas como técnico. O público torce muito. É uma torcida bem forte. Já tenho uma ideia de quem vou convocar. Será um grupo experiente, com dois jogadores mais jovens. É bom lembrar que ainda não estamos classificados para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. A gente se classificou para o Mundial [em Birmingham, na Inglaterra, em 2023] e para os Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, mas não para Paris", disse Fábio Vasconcelos, técnico da Seleção, durante live realizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). 



Neste ano, o time dirigido por Fábio disputou três competições e ganhou todas: Copa Tango, na Argentina; Desafio das Américas, em São Paulo; e Grand Prix Mundial, no México. "Nos outros anos, tínhamos duas competições, no máximo, em toda a temporada. Em 2022, o calendário está diferente e estamos conseguindo da rodagem a atletas jovens", afirmou o treinador.

Inclusive, a Seleção Brasileira de Jovens, formada por jogadores sub-23 e treinada por Josinaldo Sousa, o Bamba, está no Grand Prix da França, competição na qual goleou os anfitriões nesta terça-feira, 30: 4 a 1. 

"Temos que saber fazer essa transição e ela tem sido bem realizada. Os atletas jovens têm assimilado bem e a ideia é não colocar muita pressão neles. As nossas expectativas estão sendo correspondidas. Renovação não é só colocar os novatos em grandes competições, sem nenhuma preparação. É fazer um trabalho de mescla", finalizou o treinador. 
 
Patrocínio
O futebol de cegos é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
 

PATROCINADORES
Patrocinadora do Paratletismo Brasileiro
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro
APOIADORES
Apoiador do Comitê Paralímpico Brasileiro
PARCEIROS
Parceiro do Comitê Paralímpico Brasileiro
Parceiros do Atleta Cidadão
FORNECEDORES
Fornecedor Oficial