Jovens atletas disputam regional Brasília das Paralimpíadas Escolares a partir desta quarta-feira; confira a programação

ter, 09 ago 2022 14:59:09 -03:00



Prova de atletismo durante as Paralimpíadas Escolares no CT Paralímpico, em São Paulo | Foto: Marcello Zambrana / CPB

Prova de atletismo durante as Paralimpíadas Escolares no CT Paralímpico, em São Paulo | Foto: Marcello Zambrana / CPB

As disputas da etapa regional de Brasília das Paralimpíadas Escolares 2022 começam nesta quarta-feira, 10, com a participação de cerca de 300 jovens atletas com deficiência das Regiões Norte e Centro-Oeste. As competições contarão com atletismo, bocha e na natação. As unidades da federação que participam desta fase regional são Amazonas, Acre, Amapá, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Rondônia, Roraima e Tocantins. 

Para este ano, as Paralimpíadas Escolares contarão com novo formato de disputas, com três etapas regionais que funcionarão como classificatórias para a fase nacional. O evento na capital federal será o primeiro regional da competição. As provas de atletismo e bocha acontecerão Centro Integrado de Educação Física (CIEF), a partir desta quarta-feira, 10, e as de natação serão na Associação dos Servidores da Polícia Federal no Distrito Federal (DIREF), a partir desta quinta, 11, no período da tarde.

Imprensa: Os profissionais de imprensa deverão enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com nome, documento e veículo.

Na noite desta terça-feira, 9, ocorreu a cerimônia de abertura, no Ginásio do Exército. A mesa de autoridades do evento contou Mizael Conrado, presidente do CPB, Michelle Bolsonaro, primeira-dama do Brasil, Ronaldo Bento, Ministro da Cidadania, José Agtônio Guedes, secretário nacional de paradesporto, Celina Leão, deputada federal, tenente-brigadeiro Jeferson Domingues, secretário da pessoa, saúde, desporto e projetos sociais do Ministério da Defesa, General de Divisão Gustavo Henrique Dutra de Menezes, comandante Militar do Planalto, Hélvia Miridan Paranaguá Fraga, secretária de educação do Distrito Federal, Gisele Ferreira de Oliveira, secretária de Estado de Esporte e Lazer do Distrito Federal.

"É uma noite muito especial. Há 13 anos, nós iniciávamos a realização de um sonho, quando aqui em Brasília, elevávamos as Paralimpíadas Escolares, de um evento com dois esportes, para um evento com dez. Parecia ousadia, mas os 13 anos que nos antecederam nos mostraram que o caminho estava correto. E agora, a gente inicia uma grande etapa, que é a regionalização das Paralimpíadas Escolares. Reunimos nesta regional o número de pessoas de todo o evento de 2007. Isso para nós, é mais que um motivo de orgulho, é uma ratificação de que a estratégia está no caminho correto", discursou Mizael Conrado, presidente do CPB e bicampeão paralímpico como jogador de futebol de cegos (Atenas 2004 e Pequim 2008). 

Ronaldo Bento, Ministro da Cidadania, enalteceu o trabalho do CPB em seu discurso na noite desta terça. "O CPB, junto com o Ministério da Cidadania, têm feito uma parceria para o desenvolvimento dos Jogos Paralímpicos, Escolares, Universitários e o desenvolvimento dos atletas paralímpicos de alto rendimento. Eu pude constatar toda seriedade e transparência com que o presidente do CPB trata a pauta do esporte paralímpico brasileiro."

Já José Agtônio Guedes, parabenizou a iniciativa da regionalização do maior evento do mundo para jovens com deficiência em idade escolar. "As parcerias realizadas com o Comitê Paralímpico Brasileiro irão proporcionar e oportunizar a equidade na oportunidade de acesso à prática esportiva. Este é o Brasil que nós tanto queremos para as pessoas com deficiência. O trabalho que o CPB tem feito é oportunizar nas diferentes regiões do Brasil, trazendo de forma regionalizada as Paralimpíadas Escolares para que mais atletas possam ter a oportunidade de mostrar todo o seu talento.

O atletismo contará com três dias de disputas, de quarta a sexta-feira, no período da manhã. Já as provas da bocha acontecerão também nos três, porém pela manhã e à tarde. A natação terá apenas dois dias competição: quinta e sexta, à tarde e pela manhã, respectivamente.

Na quinta-feira, 11, às 10h, acontecerá uma apresentação de rúgbi em cadeira de rodas da equipe BSB Quad Rugby no CIEF. O objetivo da apresentação é estimular a prática da modalidade.

O novo formato da competição prevê três fases regionais e uma nacional. Depois das disputas em Brasília, a cidade de Natal contemplará a fase regional Nordeste das Paralimpíadas Escolares, entre os dias 24 e 26 de agosto. Já o Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, será a sede da etapa Sul-Sudeste (exceção a Minas Gerais, que participará da regional Brasília) de 7 a 9 de setembro. A fase nacional acontecerá de 23 a 25 de novembro, também em São Paulo, no mesmo local.

A estimativa é que a competição tenha, ao todo, 3 mil crianças com deficiência envolvidas nas provas das fases regionais e da nacional. 

Para as regionais, foram selecionadas as modalidades que possuem um grande número de inscritos na fase nacional. O intuito da diretoria de Desenvolvimento Esportivo do CPB, responsável pela organização do evento, é ter os melhores atletas de cada região do país nas disputas em novembro.

Os três primeiros colocados nos regionais de atletismo e natação vão se classificar automaticamente para a fase nacional, em São Paulo, que acontecerá em novembro, no CT Paralímpico. Já na bocha, os dois primeiros, por gênero, vão conquistar a vaga.

As Paralimpíadas Escolares são idealizadas e organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2009 e é o maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar. No ano passado, a competição contou com mais de 900 atletas, de 25 unidades da federação.

Serviço
Regional Brasília Paralimpíadas Escolares
Cerimônia de abertura
Data: 09/08/2022
Horário: 19h
Local: Ginásio do Complexo Esportivo do Comando Militar do Planalto
Endereço: Avenida do Exército S/N, Setores Complementares, SMU - Brasília, DF

Atletismo

Local: Centro Integrado De Educação Física - CIEF
Endereço: SGAS 907 – Asa Sul, Brasília
Data: 10,11 e 12 de agosto de 2022.
Horário: 8h às 13h.

Bocha
Local: Centro Integrado De Educação Física - CIEF
Endereço: SGAS 907 – Asa Sul, Brasília
Data: 10, 11 e 12 de agosto de 2022.
Horário: 8h às 17h.

Natação
Local: DIREF 
Endereço: Associação dos Servidores da Polícia Federal no Distrito Federal - Sps - Brasília, DF
Data e horário: 11/08, das 14h às 17h, e 12/08, das 9h às 12h.
Horário: 9h às 17h.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
 

PATROCINADORES
Patrocinadora do Paratletismo Brasileiro
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro
PARCEIROS
Parceiro do Comitê Paralímpico Brasileiro
Parceiros do Atleta Cidadão
APOIADORES
Apoiador do Comitê Paralímpico Brasileiro
FORNECEDORES
Fornecedor Oficial