CPB recebe medalhista paralímpico dos EUA em Camping Internacional de atletismo

seg, 08 ago 2022 15:33:38 -03:00



Atletas e técnicos brasileiros escutam instruções de Adam Bleakney | Foto: Ale Cabral/CPB

Atletas e técnicos brasileiros escutam instruções de Adam Bleakney | Foto: Ale Cabral/CPB

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), por meio de sua área de Educação Paralímpica, realiza o Camping Internacional de atletismo, entre esta segunda-feira, 8, e a próxima sexta, 12, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. O foco da iniciativa é capacitar técnicos e atletas do país em provas de velocidade, fundo e rua realizadas em cadeiras de rodas. 

Até sexta, cerca de 40 treinadores e esportistas brasileiros assistem a palestras e são submetidos a atividades práticas nas pistas de atletismo do CT - externa e indoor. Toda a ação tem sido orientada pelo ex-atleta norte-americano Adam Bleakney, medalha de prata nos 800 m, da classe T54 (para cadeirantes), nos Jogos Paralímpicos de Atenas 2004. Além de ter competido na capital grega, Adam também representou os EUA em outras três edições de Jogos: Sidney 2000, Pequim 2008 e Londres 2012. Hoje, ele atua como técnico-chefe da equipe de atletismo da Universidade de Illinois. 

"Estamos com um especialista em corridas de cadeiras de rodas. Adam tem vasta experiência na área e esperamos capacitar nossos profissionais para tais provas. Contamos com tradução simultânea e, depois, todo o conteúdo teórico ficará disponível em nosso site da Educação Paralímpica", disse David Farias, coordenador da área de Educação Paralímpica do CPB. 

Após sua primeira palestra, na qual também tirou dúvidas dos participantes, Adam afirmou estar impressionado com a estrutura do CT Paralímpico Brasileiro e a organização do CPB. "Vejo aqui algo fenomenal. Um dos melhores espaços que já conheci. É uma honra fazer parte deste projeto educacional", destacou o norte-americano. "O Camping de atletismo é uma ótima oportunidade para trocarmos informações. Não acredito que seja um evento de mão única. É uma via dupla e estou empolgado para aprender com os brasileiros também", finalizou Adam. 

Vale lembrar que, no final de julho, o CPB destinou 31 cadeiras de rodas próprias para corridas e 12 petras a Centros de Referências de 22 unidades federativas do país. A entrega aconteceu graças ao patrocínio da Braskem e teve o objetivo de fomentar o desenvolvimento de atletas em provas com tais equipamentos. 

Patrocínio
O atletismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa e pela Braskem. 

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES
Patrocinadora do Paratletismo Brasileiro
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro
PARCEIROS
Parceiro do Comitê Paralímpico Brasileiro
Parceiros do Atleta Cidadão
APOIADORES
Apoiador do Comitê Paralímpico Brasileiro
FORNECEDORES
Fornecedor Oficial