Medalhista paralímpica vai em busca de convocação para torneio internacional durante 2ª etapa do Desafio CPB/CBAt neste sábado

sex, 20 mai 2022 15:09:41 -03:00



A potiguar Jardênia Barbosa participa de prova durante Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de atletismo, no CT Paralímpico | Foto: Marcello Zambrana/CPB

A potiguar Jardênia Barbosa participa de prova durante Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de atletismo, no CT Paralímpico | Foto: Marcello Zambrana/CPB

A medalhista paralímpica Jardênia Barbosa da Silva será uma das atletas que buscará sua convocação para competir na etapa de Marrakech do Grand Prix de atletismo, em setembro, durante a 2ª etapa do Desafio CPB/CBAt, evento que reunirá atletas paralímpicos e olímpicos em disputas de campo e pista, neste sábado, 21, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

Bronze na prova dos 400 m pela classe T20 (para atletas com deficiência intelectual) nos Jogos de Tóquio 2020, a potiguar estará entre os 23 atletas paralímpicos presentes no Desafio. Além dela, também estarão as medalhistas no Japão Julyana Silva (lançamento de disco F57), Marivana Nóbrega (arremesso de peso F35), Raissa Rocha (lançamento de dardo F56), Silvânia Costa (salto em distância T11), entre outros.  

"Meu objetivo é participar desta competição para melhorar meu ranking nos 400 m e no salto em distância e, assim, ter condiçoes de estar na disputa por uma vaga para Marrakech, além de me preparar para o Mundial [de atletismo, em Paris 2023]. Espero que esse Desafio seja uma experiência muito boa para que eu me sinta em ritmo de competição", analisou Jardênia. 

O Grand Prix é o circuito internacional do atletismo organizado pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês). 

CONFIRA O PROGRAMA COMPLETO DE PROVAS DO 2º DESAFIO CPB/CBAt

No início do mês, a atleta chegou a decretar o novo recorde das Américas no salto em distância durante o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de atletismo, quando saltou 5,69 m e melhorou a sua própria marca continental, que era de 5,35 m, também atingida neste ano. 

Já nos 400m, a corredora de 19 anos fez seu melhor tempo na carreira justamente na 1ª etapa do Desafio CPB/CBAt, no último mês de abril, também no CT Paralímpico. Naquela ocasião, Jardênia completou a prova em 57s42, um segundo mais rápida do que o tempo que lhe rendeu a medalha de bronze nos Jogos de Tóquio. 

"Gosto de competir com atletas olímpicas, elas são rápidas. Foi no primeiro Desafio que fiz a minha melhor marca da carreira, correndo contra atleta olímpica. Então, é muito bom porque acaba sendo desafiador para a gente também", completou.

O Desafio de atletismo CPB/CBAt tem a finalidade de difundir e desenvolver a prática da modalidade entre atletas brasileiros com e sem deficiência. Dirigido e organizado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o evento será dividido em sete etapas durante todo o ano de 2022. 

Além de ter recebido a primeira, em março, e sediar a segunda, neste sábado, o CT Paralímpico também será o local das provas em dezembro e em outro mês a definir. As outras etapas ocorrerão em Fortaleza (setembro), Brasília (outubro) e Porto Alegre (novembro).

Imprensa  
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir ambas as competições podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o(s) evento(s) e o comprovante do esquema vacinal completo contra a Covid-19. O uso de máscara será obrigatório. Nos dias do(s) evento(s), deverão se identificar na sala de imprensa do local.  

Serviço  
2ª etapa do Desafio CPB/CBAt
Dia e horário: sábado, 21 de maio - a partir das 8h30
Local: Centro de Treinamento Paralímpico 
Endereço: Rodovia dos Imigrantes KM 11,5 sem número - Vila Guarani - São Paulo. 

Time São Paulo 
As atletas Jardênia Barbosa, Silvânia Costa, Julyana Silva e Raissa Machado são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 108 atletas, de 13 modalidades, e 13 atletas-guia (atletismo). 

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível 
As atletas Jardênia Barbosa, Marivana Nóbrega, Julyana Silva e Raissa Machado são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 70 atletas e sete atletas-guia.

Patrocínios
O atletismo tem o patrocínio da Braskem e das Loterias Caixa.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
 

PATROCINADORES
Patrocinadora do Paratletismo Brasileiro
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro
PARCEIROS
Parceiros do Atleta Cidadão
APOIADORES
Apoiador do Comitê Paralímpico Brasileiro
FORNECEDORES
Fornecedor Oficial