A três dias do Campeonato Brasileiro de natação, CPB convoca atletas para o Mundial

seg, 09 mai 2022 16:14:17 -03:00



O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, receberá a partir desta quinta-feira, 12, o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de natação. A competição será subsequente a convocação da Seleção Brasileira para o Campeonato Mundial da modalidade, marcada para esta terça-feira, 10. 

O anúncio dos atletas para o Campeonato Mundial acontecerá nesta terça-feira, 10, às 15h, com transmissão ao vivo no Facebook e YouTube do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). 

Na ocasião, Yohansson Nascimento, vice-presidente do CPB e coordenador da natação, Jonas Freire, diretor de alto rendimento do CPB, e Leonardo Tomasello, técnico-chefe da natação do CPB, anunciarão a Seleção que representará o Brasil em Portugal.

O Campeonato Mundial de natação acontecerá de 12 a 18 de junho, na Ilha da Madeira, em Portugal. Na última edição da competição, em 2019, o Brasil conquistou 17 medalhas (cinco ouros, seis pratas e seis bronzes) e ficou na 11ª colocação no quadro geral de medalhas.

Para o Brasileiro de natação estão inscritos 248 atletas, dentre eles os campeões paralímpicos nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 Carol Santiago (S12, para atletas com baixa visão), Gabriel Araújo (S2, atletas com alto comprometimento físico-motor), Gabriel Bandeira (S14, atletas com deficiência intelectual), Talisson Glock (S6, atletas com comprometimento físico-motor) e Wendell Belarmino (S11, para atletas cegos), que pelos critérios dos CPB, que também atua como confederação da natação, já estão garantidos no Mundial, na Ilha da Madeira, em Portugal.

"O Brasileiro será importante como avaliação para os ajustes finais da preparação dos nadadores para o Mundial”, comentou Leonardo Tomasello, técnico-chefe da Seleção Brasileira de natação.

Os Campeonatos Brasileiros começaram a ser organizados e realizados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em 2018. Desde então, apenas em 2020 não houve competições, devido à pandemia de Covid-19. No último fim de semana aconteceram os Brasileiros de atletismo e halterofilismo, também no CT Paralímpico.

Patrocínios
A natação tem o patrocínio das Loterias Caixa.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES
Patrocinadora do Paratletismo Brasileiro
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro
PARCEIROS
Parceiros do Atleta Cidadão
APOIADORES
Apoiador do Comitê Paralímpico Brasileiro
FORNECEDORES
Fornecedor Oficial