Dia do Atleta Paralímpico: saiba tudo sobre a celebração do dia 22 de setembro

Por CPB

ter, 18 set 2018 12:39:01 -03:00



Neste sábado, 22, comemora-se o Dia Nacional do Atleta Paralímpico, e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) celebrará esta data com o Festival Paralímpico. O evento estará em 48 cidades do Brasil, destinado a crianças com faixa etária de 10 a 17 anos. Este é o quarto ano em que o dia é celebrado no país.

A data foi instituída a partir do decreto de lei nº 12.622, de 8 de maio de 2012, mas apenas começou a ser comemorada em 2014. Também no dia 22, comemora-se a fundação do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês), que completará 29 anos de existência. A entidade é a autoridade máxima do paradesporto e detém o direito de organizar os Jogos Paralímpicos.

O Dia Nacional do Atleta Paralímpico dá sequência às comemorações ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro), que existe desde 2005 com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

O megaevento ocorrerá em 48 cidades, em todos os Estados do país e no Distrito Federal, e promoverá a experimentação de modalidades a cerca de 7.200 crianças, com faixa etária de 10 a 17 anos. A programação oferecerá três esportes por sede, das 8h30 às 11h. 

Medalhistas paralímpicas no atletismo, Ádria Santos e Terezinha Guilhermina estarão, respectivamente, nos núcleos de Joinville (SC) e Palmas (TO) do Festival. João Pessoa (PB) terá, por sua vez, a presença do paraibano Petrúcio Ferreira - atual campeão paralímpico e recordista mundial nas provas de velocidade. As nadadoras Camille Rodrigues e Patrícia Santos marcarão presença no Rio de Janeiro e Vitória (ES), respectivamente. 

Para saber quais cidades receberão o Festival Paralímpico, neste sábado, 22, acesse aqui.

O CPB desenvolverá ainda outras atividades para celebrar o Dia do Atleta Paralímpico (22 de setembro). No SESC Vila Mariana, de 18 a 23 de setembro, haverá a Arena Paralímpica, onde estará disponível a experimentação de cinco modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de 5 e tênis de mesa. Os usuários do metrô paulistano ainda poderão desfrutar, até o dia 1º de outubro, de uma exposição de fotos na estação Higienópolis-Mackenzie, da linha 4-Amarela. 

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)


PATROCINADOR MASTER
Patrocinadora oficial de 11 modalidades paralímpicas
PATROCINADORES
Patrocinadora oficial do Paratletismo Brasileiro
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro
APOIADORES
Apoiador do Comitê Paralímpico Brasileiro
PARCEIROS
Parceiro do Comitê Paralímpico Brasileiro
Parceiros do Atleta Cidadão