Brasil participa pela terceira vez dos Jogos Paralímpicos de Inverno; saiba mais sobre as participações anteriores

qui, 13 jan 2022 16:01:59 -03:00



O Brasil participará pela terceira vez de uma edição de Jogos Paralímpicos de inverno. Foto: Daniel Basil/MPIX/CPB

O Brasil participará pela terceira vez de uma edição de Jogos Paralímpicos de inverno. Foto: Daniel Basil/MPIX/CPB

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) convocaram nesta quinta-feira, 13, a delegação brasileira para os Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022. Esta será a terceira participação do país no evento e contará com o maior número de atletas da história: seis – Aline Rocha, Cristian Ribera, Guilherme Cruz Rocha, Robelson Moreira Lula e Wesley dos Santos, pelo esqui cross-country, e André Barbieri, pelo snowboard.  

A primeira participação do Brasil em Jogos Paralímpicos de Inverno foi em Sochi, na Rússia, em 2014. Na ocasião, o país foi representado por apenas dois atletas, André Cinta, no snowboard, e Fernando Aranha, no esqui cross-country. Na ocasião, André ficou na 28ª colocação e Fernando conquistou o 15º e 21º lugar nas provas de 15km e 10km, respectivamente.  

Os Jogos de PyeongChang 2018 foram marcados pela primeira participação feminina brasileira e o melhor resultado do Brasil em Jogos de Inverno. A paranaense Aline Rocha foi a primeira mulher a representar o país no evento. Nas performances solo, ela conquistou dois top 15: nos 12km ficou em 15º e nos 5km em 12º lugar.  

Já o rondoniense Cristian Ribera, de apenas 15 anos na época, conquistou o sexto lugar na prova de 15km. Esta foi a melhor marca de um brasileiro em Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno e, também, a melhor performance entre os sul-americanos na história dos Jogos Paralímpicos de Inverno.   

Na prova de revezamento misto 4x2,5m, com Aline e Cristian, o Brasil terminou em 13º lugar.  

Ao todo, três atletas representaram o Brasil em 2018. André Cintra, do snowboard, completou a delegação. Ele conquistou o 10º lugar tanto no snowboard cross quanto no banked slalom.   

Os Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022 estão marcados para começarem no dia 4 de março e vão até 13 de março. O programa dos Jogos Paralímpicos de Inverno contempla as modalidades disputadas na neve (esqui alpino, esqui cross-country, biatlo e snowboard) e os esportes de gelo (para hóquei no gelo e curling em cadeira de rodas).  

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
O atleta Cristian Ribera é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 76 atletas.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES
Patrocinadora do Paratletismo Brasileiro
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro
PARCEIROS
Parceiro do Comitê Paralímpico Brasileiro
Parceiros do Atleta Cidadão
APOIADORES
Apoiador do Comitê Paralímpico Brasileiro
FORNECEDORES
Fornecedor Oficial