Jovem nadador das Escolinhas do CPB sonha em competir com campeão paralímpico Gabriel Araújo

qui, 11 nov 2021 16:47:40 -03:00



Foto: Alê Cabral/CPB

Foto: Alê Cabral/CPB

Ivan Fontinele, de apenas 13 anos, é um dos 287 alunos inscritos na Escola Paralímpica de Esportes do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O nadador, que participará de sua primeira competição oficial organizada pelo CPB neste mês, as Paralimpíadas Escolares, sonha em nadar com o campeão paralímpico Gabriel Araújo.  

Natural de Santo André, região do ABC paulista, Ivan conheceu o projeto do CPB em 2019 por meio de um funcionário da escola em que estuda. Ivan tem má-formação congênita nos quatro membros.  

Antes de chegar ao CT Paralímpico, Ivan praticou natação apenas durante a reabilitação e, foi na piscina de um dos maiores centros de treinamento do mundo, que ele ganhou técnica e agora já se prepara para disputar sua primeira competição oficial.  

“Na hora que eu soube que passei para as Escolares fiquei muito feliz. Fiquei feliz pelos meus treinos. Está chegando, estou superanimado e também nervoso. Vou nadar crawl, costas e borboleta”, contou o jovem, que participará das Paralimpíadas Escolares, que acontecerão no CT Paralímpico de 23 a 26 de novembro, pela delegação de São Paulo.   

Após assistir aos Jogos Paralímpicos de Tóquio pela televisão, Ivan já sonha em poder competir com o campeão paralímpico dos 200m livre e dos 50m costas, Gabriel Araújo.  

“Eu acompanhei bastante os Jogos de Tóquio, assisti ao Gabrielzinho, que é da minha classe [S2]. Me inspirou muito vê-lo ganhando medalha, eu sou muito novo e posso ganhar muitas medalhas no futuro. Eu quero competir contra ele um dia”, enfatizou o nadador.  

A Escola Paralímpica de Esportes é idealizada e realizada pelo CPB e tem como objetivo promover a iniciação de crianças com deficiência física, visual e intelectual na faixa etária de 10 a 17 anos em dez modalidades paralímpicas (atletismo, bocha, esgrima em cadeira de rodas, futebol de 5, goalball, judô, natação, parabadminton, tênis de mesa e vôlei sentado).  

Ainda há vagas para participar do projeto de iniciação esportiva, basta preencher a ficha de cadastro.  

FICHA DE INSCRIÇÃO   

Para mais informações sobre o projeto, entrar em contato pelo e-mail: escolaparalimpica@cpb.org.br   

Patrocínio 

A Escola Paralímpica de Esporte conta com o patrocínio do Grupo Volvo via Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal.  



Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro 

PATROCINADORES
Patrocinadora do Paratletismo Brasileiro
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro
APOIADORES
Apoiador do Comitê Paralímpico Brasileiro
PARCEIROS
Parceiro do Comitê Paralímpico Brasileiro
Parceiros do Atleta Cidadão
FORNECEDORES
Fornecedor Oficial