Comitê Organizador dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023 anuncia mascote oficial

seg, 18 out 2021 12:47:05 -03:00



Foto: Divulgação/PanAm

Foto: Divulgação/PanAm

O Comitê Organizador dos Jogos Pan e Parapan-Americanos de Santiago 2023 anunciou no último sábado, 16, a mascote oficial do evento. Os Jogos Parapan-Americanos estão marcados para 17 de novembro de 2023, em Santiago, no Chile. 

Na última edição do maior evento paradesportivo das Américas, o Brasil faturou 308 láureas e pela quarta vez consecutiva liderou o quadro de medalhas.

A mascote oficial, chamada de Fiu, é inspirada no pássaro de sete cores (Tachuris rubrigastra), nativo da região centro-oeste da América do Sul, encontrado nas zonas úmidas do Chile. As cores representam a diversidade do ser humano e principalmente dos atletas. 

Para a escolha da mascote, foi realizada uma votação pública de 20 dias com cinco opções. Foram mais de 46 mil votos recebidos e centenas de comentários nas redes sociais do Comitê Organizador, nas quais cada pessoa anotou qual era sua opção preferida, superando o voto popular de Lima 2019, que teve Milco como representante dos Jogos Pan-americanos e Parapan-americanos.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES
Patrocinadora do Paratletismo Brasileiro
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro
PARCEIROS
Parceiro do Comitê Paralímpico Brasileiro
Parceiros do Atleta Cidadão
APOIADORES
Apoiador do Comitê Paralímpico Brasileiro
FORNECEDORES
Fornecedor Oficial