Cinco tenistas brasileiros estão qualificados para os Jogos Paralímpicos de Tóquio

qua, 09 jun 2021 18:13:14 -03:00




O Brasil terá a presença de cinco tenistas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. Na terça-feira, 8, a Federação Internacional de Tênis (ITF) confirmou a classificação dos atletas brasileiros de acordo com o ranking das diferentes categorias de 7 de junho de 2021. O evento será realizado entre 24 de agosto e 5 de setembro na capital japonesa.

Na categoria Open Masculino, eram 56 vagas em disputa. O Brasil será representado pelos mineiros Daniel Rodrigues (11º no ranking), Gustavo Carneiro (41º) e Rafael Medeiros (46º). Na categoria Open Feminino, são 32 atletas. A mineira Meirycoll Duval, 28ª do ranking, também carimbou o passaporte. Na quad, o catarinense Ymanitu Silva, 10º do mundo, será um dos 16 atletas a buscar a medalha de ouro na categoria.

Todos os tenistas brasileiros classificados já tomaram a primeira dose da vacina para Covid-19 e irão receber a segunda dose antes da viagem para a Ásia, que está marcada para 8 de agosto. No Japão, a primeira parada será em Hamamatsu, onde a delegação fará a aclimatação antes de competir em Tóquio. 

"Alcançar essa classificação para os Jogos Paralímpicos é fruto do trabalho e dedicação de atletas e treinadores. Ficamos muito felizes também pelo reconhecimento do trabalho da CBT, que atua incansavelmente para que os atletas possam participar do máximo de eventos e treinamentos para que tenham não só a chance de se classificar para as Paralimpíadas, mas também de subir ao pódio e tentar essa medalha inédita para o Brasil. É um trabalho de longo prazo, que cada vez vem dando mais resultados", afirma Jesus Tajra, vice-presidente da CBT.

"Chorei muito quando soube. Esse é um sonho que sempre tive desde 2011, quando mal sabia pegar na raquete. Tive a felicidade de jogar o Parapan de Lima, mas o meu maior sonho era ir para uma Paralimpíada. Receber a classificação dizendo que estou indo por mérito, por dedicação a todo trabalho que foi feito, faz com que eu tenha mais motivação ainda para chegar lá e dar o meu melhor", vibrou Meirycoll Duval.

"Sou mais um classificado entre tantos outros atletas brasileiros a representar nosso país nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. Viver essa experiência de uma paralimpíada novamente me mostra que estou no caminho certo. Foram cinco anos de preparação e investimentos, tanto no meu físico quanto em equipamentos como cadeira e raquetes, os profissionais que me cercam para esse treinamento me dão doses diárias de força e otimismo. E o que eu mais quero levar comigo é o carinho e a torcida de todos que vibram por mim. Até aqui, agradeço a todos que seguraram firme a minha mão", agradeceu Ymanitu Silva.

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
O atleta Ymanitu Silva é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 69 atletas.

*Com informações da Confederação Brasileira de Tênis (CBT)

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADOR MASTER
Patrocinadora oficial do Comitê Paralímpico Brasileiro
PATROCINADORES
Patrocinadora do Paratletismo Brasileiro
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro
APOIADORES
Apoiador do Comitê Paralímpico Brasileiro
FORNECEDORES
Fornecedor Oficial
PARCEIROS
Parceiro do Comitê Paralímpico Brasileiro
Parceiros do Atleta Cidadão