CPB realiza 1º Fórum Governança e Integridade com anúncio de membros do novo Conselho de Administração

ter, 27 abr 2021 16:56:00 -03:00



Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) realizou nesta terça-feira, 27, o 1° Fórum Governança e Integridade, no qual foi apresentado o plano de governança paralímpica e o novo Conselho de Administração da entidade. O evento online, transmitido pelo site do Ge.globo e apresentado pelo presidente Mizael Conrado, contou ainda com o anúncio da renovação do contrato de patrocínio entre CPB e a Caixa Econômica Federal.

Participaram do evento o vice-presidente de Negócios de Varejo da Caixa Econômica Federal, Celso Leonardo Barbosa, o secretário nacional de Esportes de Alto Rendimento da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Bruno Souza, o presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Paulo Wanderley, o vice-presidente do CPB, Yohansson Nascimento, além dos membros do recém-criado Conselho de Administração do CPB.

Os membros do inédito colegiado de administração superior do CPB foram anunciados durante o Fórum: Ângelo Alves Neto, presidente reeleito da Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes (CBVD), e Simone Camargo Rocha, presidente do Conselho de Atletas do CPB, além de Arthur Achôa, Bibiana Carneiro e Thomas Brull. Estes três últimos são independentes.

"Com os avanços do esporte nos últimos anos, com o advento da lei 9.615 [conhecida como Lei Pelé] e a Lei Agnelo Piva, foi necessário que o Movimento Paralímpico se enquadrasse nas regras de Compliance e, especialmente, nos princípios da Governança, como transparência, responsabilidade institucional e equidade. E o momento de hoje inaugura uma nova fase e um novo modelo na gestão do CPB. Um Conselho de Administração instituído profissionalmente vai criar condições para se realizar transições muito mais saudáveis”, afirma Mizael Conrado, bicampeão paralímpico de futebol de cinco em Atenas 2004 e Pequim 2008, e presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro.

"Questões como Governança, Compliance, que eram comuns no mundo corporativo, não havia no esporte até pouco tempo atrás. Porém, com a participação da Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania, do COB, do CPB, esta realidade tem mudado. Por meio desses exemplos e dessas lideranças que vamos conseguir implantar boas práticas de Governança no esporte brasileiro. Parabéns ao CPB por essa iniciativa", completou Paulo Wanderley, presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB). 

Governança corporativa é um conjunto de boas práticas sobre sistemas de contratos, regras e processos para liderança, direção e controle de uma empresa, com o objetivo de gerar valor para os públicos de interesse de uma organização/empresa, tais como acionistas, empregados, fornecedores, governo e comunidade.

"É uma satisfação enorme participar deste momento histórico do Comitê Paralímpico Brasileiro. Parabéns ao presidente Mizael pela conduta exemplar e pela evolução de todo o Movimento Paralímpico brasileiro", cumprimentou Bruno Souza, secretário nacional de Esportes de Alto Rendimento da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. 

Novos membros do Conselho


Os membros do novo Conselho de Administração do CPB Arthur Achôa, Bibiana Carneiro, Thomas Brull e Simone Camargo Rocha palestraram durante o 1° Fórum Governança e Integridade. 

Thomas Brull foi o primeiro a realizar as apresentações e discursou sobre o tema "Governança para resultados". Ele é presidente do Conselho Consultivo da Security Segurança e Serviços, membro independente do Conselho de Administração do Moinho Paulista, do setor de alimentação, bem como da Cipalam, do ramo de aço, além de ser membro do Conselho de Administração da SiemensGamesa Energias Renováveis, multinacional de energia eólica, e presidente do Comitê de Auditoria e Compliance. Também é coordenador do Comitê de Finanças do Porto Itapoá SA, terminal portuário em Itapoá, em Santa Catarina.

"É uma honra servir ao CPB. Agradeço a confiança dos eleitores da Assembleia Geral e do presidente Mizael Conrado. Um Conselho de Administração é o eixo de toda a governança de uma entidade. Uma organização que está cada vez mais bem-sucedida e que seja gerida ética atrai pessoas boas, patrocinadores, meios de comunicação, garante o reconhecimento da sociedade como um todo. Governança gera resultados, confiança, e traz resultados", discursou Thomas Brull.

Já Arthur Achôa, durante o evento online, expôs sobre o tema Integridade e Compliance. Segundo ele, a forma como o conselho foi constituído, com conselheiros independentes, traduz a boa prática da Governança Corporativa que o CPB já adotou. 

"Boa gestão e com conformidade. Estar em compliance é estar dentro do estatuto, com responsabilidade social e ambiental. A questão da Integridade é fundamental também. Por isso, parabenizo ao CPB por adotar esse modelo de gestão", resumiu o consultor sênior do CorpGroup e conselheiro de administração certificado pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), membro do Conselho Regional de Administração do Estado de São Paulo e Conselheiro Fiscal da Aldeias Infantis SOS Brasil, organização global que atua na defesa, garantia e promoção dos direitos de crianças, adolescentes e jovens.

Bibiana Carneiro, outra palestrante, falou sobre a importância da diversidade em conselhos de administração. Ela é diretora executiva da Tecnovax do Brasil, possui mais de 25 anos de experiência em posições de liderança de empresas multinacionais, nacionais e familiares em diversos setores. Foi também sócia-fundadora da BCME Consulting - Consultoria Empresarial com foco em resultados, além de atuar com Desenvolvimento do Negócio e Produtos na Bayer S/A. 

"Sinto-me honrada em fazer parte deste Conselho com profissionais tão interessantes, competentes e especiais. Um Conselho de Administração tem, basicamente, duas funções: a supervisão da gestão e a criação de valor em longo prazo. E a diversidade e a heterogeneidade é superimportante para que estes processos sejam bem conduzidos. E é importante ressaltar que a diversidade não se resume somente a questão de gênero, mas também está relacionada à etnia, nacionalidades, formação, deficiências pessoais, faixa etária, entre outros fatores", explicou Bibiana Carneiro, que abordou o tema “Diversidade em conselhos de administração”.

"O atleta também é protagonista neste processo. Graças ao desenvolvimento do sistema esportivo nacional, a ideia do atleta como agente transformador de um sistema e da sociedade evoluiu muito, com muitas conquistas que podemos desfrutar nos dias de hoje", finalizou Simone Camargo Rocha, presidente do Conselho de Atletas do CPB e que palestrou sobre o tema "Atletas como protagonistas na gestão esportiva".

Além deles, Ângelo Alves Neto, presidente reeleito da Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes (CBVD), também integra o novo Conselho do CPB.

Renovação de Patrocínio 


O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Caixa Econômica Federal anunciaram nesta terça-feira, 27, a renovação do contrato de patrocínio durante o 1º Fórum Governança e Integridade transmitido pelo site do Ge.globo.  

O vice-presidente de Negócios de Varejo da Caixa Econômica Federal, Celso Leonardo Barbosa, fez o anúncio do patrocínio por mais um ciclo paralímpico no evento online. 

"Ao vivo aqui, quero confirmar o patrocínio do CPB. Vai ser alinhado com tudo que nós já vínhamos trabalhando. Nós combinamos de fazer coisas a mais do que já vínhamos fazendo. Os recursos vão fortalecer a base e ir para todos as regiões do Brasil, expandindo a atuação do CPB. Como já foi com um projeto de basquete em cadeira de rodas no Acre, que foi um laboratório. Vamos consolidar esse trabalho em um ano importante de Jogos Paralímpicos. É um compromisso com todos vocês que vamos continuar firme e forte juntos", afirmou o vice-presidente da Caixa.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
 

PATROCINADOR MASTER
Patrocinadora oficial de 11 modalidades paralímpicas
PATROCINADORES
Patrocinadora oficial do Paratletismo Brasileiro
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro
APOIADORES
Apoiador do Comitê Paralímpico Brasileiro
PARCEIROS
Parceiro do Comitê Paralímpico Brasileiro
Parceiros do Atleta Cidadão