Papo Paralímpico: ouça o segundo episódio do podcast sobre como se tornar um atleta paralímpico

ter, 23 mar 2021 09:14:01 -03:00



O podcast do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Papo Paralímpico, fala sobre o esporte adaptado nacional, novidades sobre calendário, competições e entrevistas sobre os temas atuais do Movimento no Brasil e no exterior com convidados especiais a cada edição. Confira abaixo os episódios já publicados:
 

Episódio #12 – Como Se Tornar Um Atleta Paralímpico – Parte 2



No 12º episódio do Papo Paralímpico, demos continuidade ao tema  como se tornar um atleta paralímpico. Para isso, contamos a história de mais três atletas: uma nadadora cadeirante que começou a praticar esporte por indicação médica, um cego que conheceu o goalball pelos irmãos mais velhos e um velocista que sonhava em ser jogador de futebol. No Baú de Medalhas, ouvimos a história de uma das conquistas do Daniel Dias nos Jogos Paralímpicos Rio 2016.
Apresentação: Bárbara Barros
Participantes: os nadadores Edênia Garcia e Daniel Dias, o jogaddor de goalball Leomon Moreno e o velocista Washington Júnior
 

Episódio #11 – Como se tornar um atleta paralímpico – Parte 1



No primeiro episódio de 2021, começamos a falar sobre como se tornar um atleta paralímpico. Para isso, contamos a história de três atletas que começaram a praticar esporte de formas bem diferentes. Além disso, tivemos a estreia do Quadro Baú de medalhas.
Apresentação: Bárbara Barros, assessora de imprensa do CPB
Participantes: Alberto Martins, diretor técnico do CPB, o judoca Antônio Tenório, a lançadora de dardo Raissa Rocha e a lutadora de parataekwondo Silvana Fernandes
 

Episódio #10 – Representatividade e inclusão no esporte



No 10º episódio do Papo Paralímpico, conversamos sobre representatividade e inclusão por meio do esporte. Esta edição do podcast faz parte das ações do CPB para comemorar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro).
Apresentação: Bárbara Barros, assessora de imprensa do CPB
Convidados: Simone Camargo, jogadora de goalball e presidente do Conselho de Atletas do CPB, e Eliseu dos Santos, atleta da bocha.
 

Episódio #09 - Jogos de Tóquio 2020+1



Neste episódio, falamos da mudança dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 para 2021, que foi adiado devido a pandemia de Covid-19 e afetou todos os calendários do paradesporto mundial.
Apresentação: Taiana Lopes, assessora de imprensa do CPB
Convidados: o velocista Petrúcio Ferreira, o mesa-tenista Paulo Salmin, a taekwondista Silvana Fernandes e o diretor técnico do CPB, Alberto Martins.


Episódio #08 - Movimente-se: a primeira plataforma de exercícios para PCDs



Neste episódio, vamos falar sobre o Movimente-se, a primeira plataforma de exercícios físicos para pessoas com deficiências, criada pelo CPB. Além de debater o protocolo de segurança para volta às atividades esportivas, publicado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.
Apresentação: Mizael Conrado, presidente do CPB
Convidados: Dr. Hésojy Silva, Coordenador de Saúde do CPB; Daniel Brito, gerente de comunicação do CPB; e Everaldo Lúcio, técnico da Seleção Brasileira paralímpica de atletismo.


Episódio #07 - Esporte Paralímpico em tempos de pandemia



Neste episódio abordamos o cenário do esporte paralímpico diante da pandemia de COVID-19, que atingiu o mundo neste ano. E uma singela homenagem a Dirceu Pinto,  nosso atleta tetracampeão da Bocha, que veio a falecer no mês de março.
Apresentação: Mizael Conrado, presidente do CPB.
Convidados: Renato Peters (jornalista  esportivo do grupo Globo), Daniel Brito (gerente de comunicação do CPB) e Marcos Garcia (diretor de operações do CT Paralímpico).


Episódio #06 - Mulheres no esporte



Neste episódio nos inspiramos no mês da mulher e nos dedicamos a falar sobre elas no esporte.
Apresentação: Mizael Conrado, presidente do CPB
Convidados: Edênia Garcia, tetracampeã mundial de natação,  Luisa Fioresi, do vôlei sentado, Vitória Amorim, do goalball, e Daniel Brito (gerente de comunicação do CPB).


Episódio #05 - Rumo a Tóquio



Neste episódio dedicado aos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, nossa mesa debate qual a expectativa, como andam os treinamentos e algumas apostas para o MAIOR EVENTO DO PARADESPORTO DO MUNDO!
Apresentação: Mizael Conrado, presidente do CPB
Convidados: Alberto Martins, diretor técnico CPB, Jonas Freire, diretor técnico adjunto CPB e Daniel Brito, gerente de comunicação do CPB


Episódio #04 - Retrospectiva 2019



Neste episódio, relembramos as principais conquistas brasileiras no Parapan de Lima e mundiais de natação e atletismo, além dos grandes eventos como as Paralímpiadas Escolares, Prêmio Paralímpicos e transmissões oficiais por todo o ano.
Apresentação: Mizael Conrado, presidente do CPB
Convidados: Alberto Martins, diretor técnico CPB, Daniel Brito, gerente de comunicação do CPB, e o jornalista Marcio Bernardes.


Episódio #03 - Novembro Histórico



No terceiro episódio, debatemos dois grandes momentos históricos do CPB: a campanha brasileira no Mundial de Atletismo Paralímpico, em Dubai e as Paralimpiadas Escolares, que bateu recordes de jovens atletas competindo em sua décima terceira edição. Também falamos do Prêmio Paralímpicos 2019 e as indicações dos melhores atletas no paradesporto neste ano.
Apresentação: Mizael Conrado, presidente do CPB
Convidados: Ramon Pereira, responsável pelo departamento de desporto escolar do CPB, Daniel Brito, gerente de comunicação do CPB e Ivo Felipe, jornalista e membro da equipe de comunicação do CPB.


Episódio #02 - Mundial de Atletismo em Dubai e nova geração de atletas



No segundo episódio, falamos sobre as expectativas do Brasil no Mundial de Atletismo Paralímpico, em Dubai, como está a nova geração estreante na competição, além de um giro sobre o Campeonato Brasileiro de Futebol de 5 e Natação, que aconteceram nas últimas semanas de outubro.
Apresentação: Mizael Conrado, presidente do CPB
Convidados: os atletas Yohansson Nascimento e Raíssa Rocha e o jornalista João Prata, do jornal O Estado de São Paulo.


Episódio #01 - Boas-vindas, goalball na TV e classificação da natação



No primeiro episódio, contamos um pouco deste novo formato de conteúdo, a Copa Loterias Caixa de Goalball sendo transmitida pela primeira vez no SporTV, o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Natação, que encerra o calendário da modalidade neste ano e a polêmica classificação da natação paralímpica, que tem mexido com a modalidade internacionalmente.
Apresentação: Mizael Conrado, presidente do CPB
Convidados: o nadador André Brasil, multimedalista paralímpico.


O Papo Paralímpico está nas principais plataformas de podcast. Confira:

Spotify: http://bit.ly/PapoParalimpicoSpotify
iTunes: http://bit.ly/PapoParalimpicoiTunes
Google Podcast: http://bit.ly/PapoParalimpicoGooglePodcast
Para baixar os episódios: http://bit.ly/PapoParalimpicoDownload

"O Papo Paralímpico é mais uma aposta do Comitê Paralímpico Brasileiro para diversificar as formas de comunicar-se com a comunidade do esporte adaptado brasileiro e com os amantes do esporte em geral. É um formato bastante democrático e no qual apostamos para tornar o Movimento ainda mais conhecido. Serão episódios quinzenais, sempre com temas relevantes ao nosso público, tratados de maneira leve e descontraída", disse Mizael Conrado. 

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)


PATROCINADOR MASTER
Patrocinadora oficial de 11 modalidades paralímpicas
PATROCINADORES
Patrocinadora oficial do Paratletismo Brasileiro
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro
APOIADORES
Apoiador do Comitê Paralímpico Brasileiro
PARCEIROS
Parceiro do Comitê Paralímpico Brasileiro
Parceiros do Atleta Cidadão