Modalidades

Conteúdo com Modalidades Vela .

Vela

A vela é disputada em três categorias, todas sem divisão por gênero. Homens e mulheres velejam juntos na 2.4mr, na Sonar e na SKUD18. A 2.4mR é individual, enquanto a classe Sonar tem uma equipe de três atletas. A classe SKUD-18 é composta por duplas, sendo um integrante obrigatoriamente do sexo feminino e um dos tripulantes tetraplégico. A quantidade de provas da regata é determinada pelos juízes da competição.

A modalidade passou a ser um esporte competitivo na década de 1980 e exige domínio sobre as mudanças de vento, correntes aquáticas, além de habilidade e estratégia.

A primeira participação da vela nos Jogos Paralímpicos aconteceu como demonstração em Atlanta 1996, e na edição seguinte, em Sydney 2000, passou a integrar o programa da maior competição do planeta dentro do paradesporto. A estreia do Brasil aconteceu em Pequim 2008, com três velejadores na classe Sonar.

 

CLASSIFICAÇÃO

 

 

Na vela, os atletas são classificados de 1 a 7 pontos - quanto menor a pontuação, maior o grau de deficiência do velejador. O sistema de classificação é feito levando em consideração a estabilidade, a mobilidade, a visão e funções motoras do corpo.

Na SKUD-18, a tripulação deve ser obrigatoriamente mista. A soma dos tripulantes não pode ultrapassar 9 pontos e um dos atletas tem que ser tetraplégico (1 ou 2 pontos).