Notícias

SP abre neste sábado, 9, etapa nacional do Circuito Loterias Caixa de Natação

Por CPB
Sex, 08 Jun 2018 12:18:00 -0300
Imagem

O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP), recebe a partir deste sábado, 9, até domingo, 10, a primeira etapa nacional do Circuito Loterias Caixa de Natação. A competição tem 224 atletas inscritos, de 18 unidades da federação, e acontecerá pela primeira vez em um fim de semana específico para a modalidade.

Até a temporada passada, as etapas nacionais do Circuito ocorriam com competições simultâneas de atletismo, natação e halterofilismo. Neste ano, com a intenção de melhor aproveitar as dependências do CT Paralímpico, cada modalidade terá o seu evento em um fim de semana próprio. 
 
"A etapa nacional do Circuito Loterias Caixa é mais uma chance de avaliarmos os jovens atletas do Camping Escolar, das Paralimpíadas Escolares... Sempre trabalhamos com a possibilidade de os atletas melhorarem os seus tempos, então precisamos estar atentos não somente aos nomes de maior peso", disse Leonardo Tomasello, técnico-chefe da natação paralímpica brasileira.
 
Além de dar a oportunidade de jovens promessas despontarem no cenário nacional, esta etapa do Circuito Loterias Caixa encerrará o período classificatório para o Parapan-Pacífico de Natação, que acontecerá de 9 a 13 de agosto, em Cairns, na Austrália. Também serão consideradas para efeito de classificação as marcas obtidas na etapa de Berlim (Alemanha) da World Series, neste fim de semana, para o qual a Seleção não viajará. 
 
O calendário da natação paralímpica brasileira seguirá após o evento e ainda contará com a segunda etapa do Circuito Loterias Caixa, de 17 a 19 de agosto - logo após ao Parapan-Pacífico. Por fim, de 4 a 7 de novembro, haverá o Campeonato Brasileiro. Ambos os eventos estão previstos para acontecer no CT Paralímpico. 
 
Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a 1ª etapa nacional do Circuito Loterias Caixa de atletismo não precisam de credenciamento prévio. Bastará dirigir-se à sala de imprensa da arena para identificação. 
 
O Circuito
O Circuito Loterias Caixa é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país. Em 2018, as disputas das fases nacionais serão separadas por uma modalidade em cada fim de semana - haverá ainda um Campeonato Brasileiro de cada esporte. 
 
Patrocínios
A natação tem patrocínio das Loterias Caixa.
 
Serviço
Data: 9 e 10 de junho
Cidade: São Paulo (SP)
Local: CT Paralímpico Brasileiro, em São Paulo - Rodovia dos Imigrantes, km 11,5 (ao lado do São Paulo Expo)
 
Programação* 
Circuito Loterias Caixa de Natação

Sábado (9/6) - 8h às 12h e 14h às 18h 
Domingo (10/6) - 8h às 12h
*Programação sujeita a alterações
 
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)