Notícias

Seleção de natação disputará três World Series de olho no Parapan Pacífico

Por
Thu, 01 Feb 2018 16:00:00 -0200
Imagem

Dois mil e dezoito será um ano mais calmo para os atletas da natação. O processo classificatório para os Jogos de Tóquio 2020 só ocorrerá a partir de 2019, mesmo ano do Mundial da Malásia. Mas isso não será motivo para diminuir os treinos, pois a World Series e o Parapan Pacífico marcam o calendário de competições internacionais.

Os atletas da Seleção Brasileira disputarão três das seis etapas da World Series. A primeira competição deles será em casa: o Open Internacional Loterias Caixa, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, de 26 a 28 de abril. Em seguida, viajarão para as etapas de Lignano Sabbiadoro, na Itália, de 23 a 26 de maio, e de Sheffield, na Grã-Bretanha, de 31 de maio a 3 de junho.

Os resultados da World Series podem classificar os nadadores para o Parapan Pacífico 2018, que ocorrerá entre os dias 9 a 13 de agosto, na Austrália. Os critérios de convocação do Brasil para o evento serão divulgados em breve. 

Os atletas que representarão o Brasil nesta temporada já foram convocados. Confira aqui a lista completa.

Dos 14 nadadores, dez subiram ao pódio em Jogos Paralímpicos. Entre os mais experientes estão Daniel Dias, com 24 medalhas, André Brasil, com 14, Phelipe Rodrigues, com 7, Joana Neves, com 4, e Edênia Garcia, com 3.

O time é majoritariamente formado por atletas da região Sudeste, dos quais oito são paulistas, dois mineiros, um carioca, Roberto Alcalde, e uma capixaba, Patrícia Santos. A região Sul é representada pela Beatriz Borges, do Paraná, e o Nordeste pela Joana Neves, do Rio Grande do Norte.

Os únicos que não faziam parte da Seleção em 2017 são Beatriz Borges Carneiro, que era da Seleção de Jovens, Gabriel Cristiano de Souza e a veterana Edênia Garcia.

A World Series foi criada para reunir algumas das maiores competições do calendário mundial e permitir que os Comitês Paralímpicos Nacionais planejem e desenvolvam melhor seus próprios programas, tendo acesso a outras competições. Ao todo, o circuito é composto por seis etapas: Copenhague (Dinamarca), Indianápolis (Estados Unidos), São Paulo (Brasil), Lignano Sabbiadoro (Itália) Sheffield (Grã-Bretanha) e Berlim (Alemanha).

O próximo Mundial de Natação será em 2019, de 29 de julho a 4 de agosto, em Kuching, na Malásia.

Assessoria de comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)