Notícias

Seleção feminina de goalball é bronze no Mundial e garante vaga em Tóquio 2020

Por CPB
Fri, 08 Jun 2018 10:56:00 -0300
Tadeu Casqueira/CBDV Imagem

A Seleção Brasileira feminina de goalball conquistou, nesta sexta-feira, 8, a medalha de bronze no Campeonato Mundial de Goalball de Malmö, na Suécia. O lugar no pódio foi assegurado com a vitória por 7 a 2 sobre o Canadá. Com este resultado, elas se classificaram para os Jogos Paralímpicos Tóquio 2020, junto com a Turquia e a Rússia, as finalistas da competição. 

A equipe feminina brasileira terminou a fase de grupos invicta, após vencer a China, a Argélia, o Canadá, os Estados Unidos e empatar com a Grécia. Com o primeiro lugar no grupo D, elas enfrentaram nas quartas de final a Austrália, quando venceram por 5 a 2.

A semifinal foi contra a Turquia, atual campeã paralímpica, que acabou levando a melhor em cima das brasileiras, por 5 a 2, e garantiram a vaga na final junto com a Rússia. Na disputa pelo terceiro lugar, o Brasil enfrentou o Canadá e venceu por 7 a 2, conquistando a medalha de bronze, pela primeira vez na história da Seleção feminina. No último Campeonato Mundial, em 2014, elas ficam em quinto lugar.

“Estamos muito felizes pela vaga, pelo bronze, foi muito suado, os jogos foram muito importantes, desde o início, não teve jogo fácil. É muita alegria, muito respeito a tudo que a gente construiu no Brasil até aqui. Esse é um grupo maravilhoso que vai treinar bastante para chegar bem em Tóquio, em 2020”, disse Ana Gabriely Brito Assunção, pivô da Seleção.

O evento aconteceu entre os dias 3 e 8 de junho e contou a presença de 12 equipes femininas. A próxima competição importante da modalidade será os Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru, em 2019.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)