Notícias

Seleção Brasileira de fut 5 vence e garante vaga como líder do grupo no Mundial

Por CPB
Seg, 11 Jun 2018 16:09:00 -0300
Renan Cacioli/CBDV Imagem

Jogadores do Brasil comemoram gol marcado diante da Inglaterra na sua terceira partida no Mundial.

A Seleção Brasileira de futebol de 5 garantiu sua terceira vitória no Mundial da Espanha ao derrotar a Inglaterra por 3 a 0, nesta segunda-feira, 11, no Colégio Sagrado Coração de Chamartín, em Madri. Agora, espera pela definição do Grupo B, de onde sairá seu adversário nas quartas de final, em confronto marcado para quarta-feira, às 14h (de Brasília), com transmissão ao vivo do Facebook do CPB. 

O chamado “grupo da morte” do Mundial continua indefinido, mesmo com a vitória argentina diante da França, também nesta segunda, por 3 a 0. Os hermanos lideram, com seis pontos, seguidos por Colômbia (4) e Irã (3), que decidem a outra vaga da chave nesta terça, 12. O Brasil vai enfrentar o segundo colocado deste grupo. Os franceses já estão eliminados.

Após bater Mali (6 a 1) e Costa Rica (14 a 1), os tetracampeões mundiais comandados pelo técnico Fábio Vasconcelos encontraram um oponente bem mais qualificado. Fortes fisicamente, os atletas britânicos dificultaram bastante o jogo ofensivo de Ricardinho, Jefinho e companhia, especialmente no primeiro tempo.

Aos poucos, porém, os ingleses se cansaram, e o Brasil achou espaços para balançar as redes com Gledson, no fim da etapa inicial, além de Ricardinho e Jefinho, já no segundo tempo.

O Brasil termina sua participação na fase de grupos com nove pontos, 23 gols marcados e apenas dois sofridos. Em Madri, a equipe busca seu quinto título mundial, depois das conquistas em 1998 (Campinas-BRA), 2000 (Jerez de la Frontera-ESP), 2010 (Hereford-ING) e 2014 (Tóquio-JAP). Apenas a Argentina também já conseguiu vencer a Copa, em 2002 e 2006.

A sétima edição do Mundial reúne 16 seleções, recorde de participantes até hoje. Além da taça, o campeão garantirá vaga para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. Todas as partidas do Brasil estão sendo sendo transmitidas pelo Facebook do CPB. 

Rodada
Além da vitória argentina sobre a França, o quinto dia de competição teve também o primeiro triunfo da Rússia, atual campeã europeia, que derrotou a Coreia do Sul por 3 a 0, em jogo válido pelo Grupo C. Os russos somam quatro pontos e decidem amanhã, contra a líder e já classificada China, seu futuro no torneio. Se perderem, darão chances ao México, que tem três pontos e pega os sul-coreanos.

Pelo Grupo A, a dona da casa Espanha decepcionou e acabou derrotada pela Turquia: 1 a 0. Apesar de já ter assegurado seu lugar nas quartas de final, o conjunto espanhol, que terminou sua participação na primeira fase, pode perder a liderança da chave para a Tailândia, rival de Marrocos nesta terça.

Por fim, pelo grupo do Brasil, a estreante seleção de Mali conseguiu sua primeira vitória em Copas ao derrotar outra debutante, a Costa Rica, por 1 a 0. Os costa-riquenhos ainda têm uma partida a disputar nessa fase, diante dos ingleses, amanhã.

Serviço
Links para transmissão das partidas:
Facebook do Comitê Paralímpico Brasileiro: www.facebook.com/comiteparalimpico
Site oficial: http://madrid.mundialfutbolciegos.com/directo-streaming/

Veja a tabela completa (os horários são todos de Brasília). 

Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) 

Assessoria de comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)