Notícias

Prefeitura de SP inaugura linha de ônibus acessível para o CT Paralímpico

Por CPB
Ter, 13 Mar 2018 13:53:00 -0300
Imagem

Nesta terça-feira,13, foi inaugurada pela Prefeitura de São Paulo a linha de ônibus 605A/10 – Centro Paralímpico – Metrô Jabaquara. A frota totalmente acessível fará o trajeto entre o Terminal A do Jabaquara e o CT. Os coletivos começarão a circular no sábado, 17.

Cada ônibus terá capacidade para acomodar até quatro cadeirantes, além de outros passageiros. Eles não têm catraca e o acesso é feito por meio de rampa. Há ainda suspensão pneumática com sistema de movimentação vertical, o que permite o rebaixamento do veículo para facilitar o embarque e desembarque dos passageiros.

Nelson Hervey, superintendente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) ressaltou que “é uma grande conquista para atletas, funcionários e público que vêm ao CT. Além disso, será possível mostrar para a sociedade paulistana que é possível ter uma linha de ônibus para todos."

Cid Torquato, secretário municipal da pessoa com deficiência, afirmou que a iniciativa servirá de laboratório para a cidade de São Paulo tornar o seu transporte 100% acessível. Também estiveram presentes o secretário municipal de Mobilidade e Transportes, Sérgio Avelleda, e o presidente da SPTrans, José Carlos Martinelli

Os ônibus terão partidas com intervalo de 15 minutos e serão dirigidos apenas por mulheres. Os operadores serão treinados para auxiliar as pessoas com deficiência. 

O itinerário será: Ida -Centro Paralímpico, acesso e via marginal à Rodovia dos Imigrantes, acesso e rotatória, Viaduto Matheus Torloni, Rua Getúlio Vargas Filho, Rua Gen. Manuel Vargas, Pça. José Luz, Rua Gen. Manuel Vargas, Pça. Dácio Pires Correia, Rua dos Comerciários, Av. Eng. Armando de Arruda, Rua Nelson Fernandes e Estação do Metrô Jabaquara.

Volta: Rua dos Comerciários, Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, Rua Nelson Fernandes, Rua Gen. Manuel Vargas, Pça, José Luz, Rua Gen. Manuel Vargas, Rua Getúlio Vargas Filho, Viaduto Matheus Torloni, acesso e via marginal à Rodovia dos Imigrantes, acesso e Centro Paralímpico.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)