Notícias

Paraná domina pódios individuais da I Copa Brasil de Esgrima em CR, em Goiânia

Por CPB
Sat, 14 Apr 2018 19:50:00 -0300
Marco Antônio Teixeira / MPIX / CPB Imagem

O Paraná, um dos estados com mais praticantes da esgrima em cadeiras de rodas no Brasil, dominou os pódios individuais da I Copa Brasil  de Esgrima, que acontece desde sexta-feira, 13, no Centro de Excelência do Esporte, em Goiânia. Só neste sábado, 2º dia de competições, os atletas do clube paranaense ADFP garantiram oito medalhas.
 
No primeiro, na sexta, 13, os esgrimistas que representam o estado estavam em todos os pódios, garantindo outras oito medalhas: dois ouros, três pratas e três bronzes. No total, a equipe totalizou 16 pódios individuais na I Copa Brasil.  

“É uma boa equipe, formada por boas pessoas. Além de tudo, são fornecidos bons equipamentos. As medalhas são consequência”, comenta o gaúcho Jovane Guissone, que defende o clube desde 2017. O medalhista em Londres 2012 conquistou dois ouros para a equipe: no florete e espada B.
 
O Paraná pode conquistar mais medalhas no último dia de competição, neste domingo, 15, quando acontecem as disputas por equipes. Tabea Alves, técnica da ADFP, está confiante. “A esgrima em cadeira de rodas tem ganhado mais atenção e incentivo. Isso só melhora o trabalho que é feito por uma equipe que se motiva e se puxa para cima”, comenta.

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a etapa regional Centro-Leste do Circuito Loterias Caixa de Atletismo, Halterofilismo e Natação e a I Copa Brasil de esgrima em cadeira de rodas não precisam de credenciamento prévio. Bastará dirigir-se à sala de imprensa da arena para identificação. 

O Circuito
O Circuito Loterias Caixa é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país. Em 2018, as disputas das fases nacionais serão separadas por modalidade - haverá ainda um Campeonato Brasileiro de cada esporte. 
 
Patrocínios
O paratletismo tem patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem. 
A esgrima, o halterofilismo e a natação tem patrocínio das Loterias Caixa.
 
Serviço
Data: 13, 14 e 15 de março
Cidade: Goiânia (GO)

Atletismo e Esgrima em CR: Centro de Excelência do Esporte 
Endereço: Av. Oeste, 56-250 - St Aeroporto - Goiânia - GO

Natação e Halterofilismo: SESI - Clube Ferreira Pacheco 
Endereço: Av. João Leite, 915 - Santa Genoveva Goiânia - GO
 
Programação* 
Circuito Loterias Caixa de Atletismo, Halterofilismo e Natação - Etapa Regional Centro-Leste
Sexta-feira (13/4) – 9h30 às 12h30 e 15h30 às 19h (somente halterofilismo)
Sábado (14/4) - 8h às 12h e 14h às 18h 
Domingo (15/4) - 8h às 12h

I Copa Brasil de Esgrima em cadeira de rodas 
Sexta-feira (13/4) – 9h às 12h30 e 13h30 às 18h
Sábado (14/4) - 9h às 12h30 e 13h30 às 18h
Domingo (15/4) - 8h às 12h

*Sujeita a alterações

Assessoria de comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)