Notícias

Novos halterofilistas treinam para Campeonato Europeu em maio

Por CPB
Thu, 08 Feb 2018 14:48:00 -0200
Daniel Zappe/CPB/MPIX Imagem

A Seleção Brasileira de halterofilismo está no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, até esta sexta-feira, 9, para a primeira fase de treinos e avaliações do ano. Dos 19 halterofilistas, oito são novatos e esta é uma oportunidade para mostrarem seu potencial. O grande desafio da primeira metade da temporada será o Campeonato Europeu em Berk Sur Mer, na França, de 25 a 30 de maio.

“Acho que nós temos chance de fazer uma boa competição. Nossa modalidade está indo muito bem. Acredito que os atletas novos convocados têm a chance de mostrar o seu trabalho. A expectativa é de muitas medalhas”, comentou Valdecir Lopes, técnico da Seleção de halterofilismo desde 2011, sobre a competição na Europa.

A equipe que representará o Brasil na França será selecionada após a primeira etapa nacional de halterofilismo do Circuito Loterias Caixa, que ocorrerá de 22 a 25 de março em Aracaju, na Sergipe.

Elizete Araújo, 42, começou a treinar há cinco anos sem pretensão de competir e agora integra a Seleção pela primeira vez. “Agora que fui convocada para participar da Seleção Brasileira, que é o sonho de muitos, estou com esperança que seja o melhor para mim e quero dar o meu melhor também. Quem sabe até ir mais além e participar de competições internacionais e poder render mais”, comentou a mineira de Uberlândia, que teve poliomielite e disputa a categoria até 79kg.

Para o técnico Valdecir, esta temporada também promete: “As expectativas para 2018 são boas! Nossa meta é fazer uma boa participação no Campeonato Europeu agora em maio. Também nos manter entre os três melhores da América ou até pegar o título no Regional da Colômbia, no fim do ano.” O Campeonato Regional das Américas em Bogotá, na Colômbia, será de 5 a 9 dezembro.

O próximo Campeonato Mundial de Halterofilismo será na cidade de Astana, capital do Cazaquistão, em julho de 2019.

As competições até a Copa do Mundo de Dubai, em maio de 2020, contam pontos para o ranking mundial. Os oito primeiros homens e as oito primeiras mulheres de cada categoria se classificarão para os Jogos de Tóquio 2020.

Assessoria de comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)