Notícias

Medalhista no Parapan de Jovens troca de modalidade para os Jogos Universitários

Por CPB
Qui, 10 Mai 2018 15:06:00 -0300
Daniel Zappe/MPIX/CPB Imagem

Começaram nesta quinta-feira, 10, os Jogos Paralímpicos Universitários, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. As disputam seguem até esta sexta-feira, 11. Ao todo, 252 atletas estão inscritos. Um dos estudantes é Caio Gonçalves, medalhista de bronze em dupla no tênis em cadeira de rodas no Parapan Americano de Jovens 2013, em Buenos Aires. Nesta terceira edição dos Jogos Universitários, Caio compete no parabadminton.

Com apenas três meses de treino na nova modalidade, ele participa de sua primeira competição. Esta também é a primeira vez que compete nos Jogos Universitários, após cinco Paralimpíadas Escolares. 

“Resolvi acrescentar o parabadminton porque é uma modalidade nova e ainda tem poucos atletas. Há uma classificação funcional mais equilibrada, diferente do tênis em cadeira de rodas”, comentou o atleta da classe WH1, que tem restrição em seus movimentos devido à mielomeningocele.

Caio não deixou de treinar o tênis em CR. Agora, reveza seus treinos entre o tênis e o parabadminton. O jovem atleta de apenas 18 está no primeiro período de psicologia na Universidade Salgado de Oliveira (Universo), em Niterói (RJ), e quer trabalhar na parte esportiva, no futuro. 

"Escolhi a psicologia e quero a psicologia esportiva porque já vi de perto como funciona, já fui acompanhado por um psicólogo e isso me ajudou muito", disse o jogador.

Nos Jogos Paralímpicos Universitários, estudantes de todo o país disputarão sete modalidades: atletismo, bocha, judô, natação, parabadminton, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas.
 
Cerca de 200 instituições de ensino, de 24 Estados e do Distrito Federal, estarão representadas. Vale ressaltar que a pontuação para determinar o vencedor-geral do evento se dará por universidade. Os números mostram um crescimento de 30% em relação aos participantes da edição de 2017, também no CT Paralímpico.  

Os Jogos Paralímpicos Universitários são organizados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em parceria com a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e o Ministério do Esporte, com apoio do Governo do Estado de São Paulo e do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF).
 
Credenciamento de imprensa
Os jornalistas interessados na cobertura dos Jogos Paralímpicos Universitários não precisarão de credenciamento prévio. Bastará vir ao CT Paralímpico e procurar a sala de imprensa, localizada próximo às quadras de tênis. 

Serviço 
Jogos Paralímpicos Universitários
Data: 10 a 11 de maio 
Horários: 
Atletismo (10 e 11) - 8h às 12h
Bocha (10 e 11) - 8h às 18h 
Judô (11) - 8h às 12h
Natação (10 e 11) - 14h às 18h
Parabadminton (10 e 11) - 8h às 18h
Tênis de mesa (10 e 11) - 8h às 12h 
Tênis em CR (10 e 11) - 8h às 18h*
Local: CT Paralímpico Brasileiro, em São Paulo - Rodovia dos Imigrantes, km 11,5 (ao lado do São Paulo Expo)
 *No Clube Espéria (Avenida Santos Dumont, 1313)

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)