Notícias

Mascote Tom apresenta medalhas das Paralimpíadas Escolares 2018

Por CPB
Qua, 31 Out 2018 18:39:00 -0200
Daniel Zappe/MPIX/CPB Imagem

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) apresentou nesta quarta-feira, 31, as medalhas a serem distribuídas nas Paralimpíadas Escolares 2018. As láureas, exibidas pela mascote oficial do Comitê, Tom, são inspiradas na cultura Inca, com formato octogonal e gravuras peruanas. A competição acontecerá de 20 a 23 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, e tem mais de 1.200 inscritos, de 24 Estados e do Distrito Federal.

O cordão que sustenta as medalhas também recebeu toques da cultura peruana, com fundo roxo e com gravuras coloridas, de acordo com a identidade visual do evento. Neste ano, as Paralimpíadas Escolares terão elementos gráficos que remetem ao Peru, devido à proximidade dos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019.

“Quando pensamos em medalhas, geralmente nos vem a imagem dela circular, mas como toda a identidade visual desta edição das Escolares é inspirada no Peru, usei referências arquitetônicas Incas, como vistas em Machu Picchu com muitos lados e pontas para desenvolver o conceito da medalha. Por isso, ela é octogonal”, disse Thaysa Torres, designer gráfica responsável pela criação da identidade visual da competição.

 


Esta será a 12ª edição do maior evento esportivo do mundo para atletas em idade escolar e 11 modalidades serão ofertadas neste ano: atletismo, bocha, basquete em cadeira de rodas (formato 3x3), futebol de 5 (para cegos), futebol de 7 (para paralisados cerebrais), goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado. 

Desde suas primeiras edições, as Escolares revelam talentos do Movimento Paralímpico brasileiro. Participaram desta competição os velocistas Alan Fonteles, ouro em Londres 2012, Verônica Hipólito, prata no Rio 2016, e Petrúcio Ferreira, recordista mundial nos 100m (classe T47); a saltadora Lorena Spoladore, prata no Jogos do Rio; o nadador Matheus Rheine, bronze no Rio 2016; o jogador de goalball Leomon Moreno, prata no Jogos de Londres e bronze no Rio 2016, entre outros.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)