Jovem halterofilista conquista ouro e bronze na Copa do Mundo de Dubai

Por CPB
Sex, 08 Fev 2019 10:33:00 -0200
Imagem

A mineira Lara Aparecida, 15 anos, da categoria até 41kg, ergueu 73kg e faturou a medalha de ouro da categoria júnior no primeiro dia da Copa do Mundo de halterofilismo, etapa de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A marca também lhe rendeu o bronze na categoria adulto. A competição segue até a próxima terça-feira, 12, e tem transmissão ao vivo pelo Facebook do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

A brasileira dividiu o pódio júnior com a vice-campeã Tursynay Kabyl, do Cazaquistão,  que ergueu 61kg, e a terceira colocada Kseniia Tokar, da Ucrânia, que  suspendeu 60kg. Já o pódio adulto, foi composto pela campeã Noura Baddour, da Síria, que levantou 82kg, a vice-campeã foi Samira Guerioua, da Argélia, por suspender 78kg.

Mineira de Uberlândia, Lara nasceu com má formação congênita e começou no halterofilismo aos 10 anos. Em 2018, participou do Campeonato Europeu, na França, no qual faturou o ouro após levantar 65kg.

Outros quatro brasileiros também medalharam nesta sexta-feira, 8. Marcos Terentino, da categoria até 54kg, suspendeu 98kg e conquistou o ouro na categoria júnior. O amazonense Lucas dos Santos, da categoria até 49kg, levantou 118kg e faturou o bronze na categoria júnior. Já João Maria França, também da categoria até 49kg, ergueu 144kg e ganhou o bronze na categoria adulto. A última medalha do dia foi obtida por Bruno Carra. O atleta da categoria até 54kg ergueu 161kg e garantiu o terceiro lugar.

A Copa do Mundo de Dubai conta com 241 halterofilistas inscritos de 39 países. O Brasil está representado por 17 atletas, entre eles o medalhista paralímpico nos Jogos Rio 2016, o baiano Evânio Rodrigues (na categoria até 88kg), e a recordista continental e Mundial na categoria júnior (até 20 anos), a paulista Mariana D'Andrea (até 67kg), de 20 anos. Este é o primeiro desafio da equipe nacional nesta temporada, que tem grandes eventos como o Campeonato Mundial, em julho, no Cazaquistão, e os Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru, em agosto.

Time São Paulo 
Os atletas Bruno Carra e Mariana D'Andrea são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 62 atletas e seis atletas-guia de dez modalidades.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)


Notícias