Notícias

Jady Malavazzi conquista segunda medalha de bronze no Mundial de Ciclismo

Por CPB
Sat, 04 Aug 2018 07:41:00 -0300
Imagem

A ciclista paranaense Jady Malavazzi conquistou na manhã deste sábado, 4, a sua segunda medalha de bronze no Mundial de Ciclismo de Estrada paralímpico, que está sendo disputado em Maniago, na Itália. Ela ficou com a terceira posição na prova de resistência da classe WH3, para atletas com handbikes (impulsionada pelas mãos). A competição teve início no dia 2 e se estenderá até domingo, 5. 

A brasileira completou o percurso de 54,4km com o tempo de 1h41min22 e ficou atrás apenas da italiana Francesca Porcellato e da americana Alicia Dana (1h40min25), a exemplo do que já havia acontecido na prova de contrarrelógio. 

A paranaense Jady Malavazzi, 23, perdeu o movimento das pernas aos 13 anos, após sofrer um acidente de carro. Logo que se recuperou, começou a jogar basquete em cadeira de rodas. Em 2011, migrou para o ciclismo e já participou dos Jogos Parapan-Americanos em Guadalajara, onde conquistou a medalha de prata.

O Brasil está representado por oito atletas: Lauro Chaman (classe C5), Soelito Gohr, (classe C5), André Grizante (classe C4), Victor Herling (classe C2), Marcos Ribeiro (classe C1), Eduardo Ramos Pimenta (classe H3), Jady Malavazzi (classe H3), Marcia Ribeiro Fanhani (classe B - Tandem).

Esta é a segunda competição que vale pontos em busca da classificação para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, a primeira foi o Mundial de Ciclismo de Pista, em março deste ano, no Rio de Janeiro. Os eventos são organizados pela União Internacional de Ciclismo (UCI).

Ao todo, participam desta competição 347 atletas de 43 países: África do Sul, Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Bielorrússia, Brasil, Canadá, China, Colômbia, Coréia do Sul, Croácia, Dinamarca, Emirados Árabes, Eslovênia, Eslováquia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Grécia, Guiana, Holanda, Hungria, Indonésia, Irlanda, Itália, Japão, Letónia, Malásia, Nova Zelândia, Peru, Polônia, Portugal, República Checa, Romênia, Rússia, Suíça, Suécia, Ucrânia e Venezuela.

Acompanhe as disputas do Mundial de Ciclismo de Estrada 2018 por meio da página do Comitê Paralímpico Brasileiro, no facebook.

Confira a programação dos atletas brasileiros
Domingo 05/08 – prova de resistência
Lauro Chaman (MC5)
Soelito Gohr (MC5)
André Grizante (MC4)
Victor Herling (MC2)
Marcos Ribeiro (MC1)
Marcia Fanhani (Tandem B) / Camila Coelho (piloto)

Time São Paulo 
O atleta Lauro Chaman é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 62 atletas e seis atletas-guia de dez modalidades.

Assessoria de comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)