Notícias

Halterofilistas convocados para Aberto Europeu são destaques em Goiânia

Por CPB
Sáb, 14 Abr 2018 16:19:00 -0300
Marco Antonio Teixeira/MPIX/CPB Imagem

Neste sábado, 14, segundo dia de disputas do halterofilismo na regional Centro-Leste do Circuito Loterias Caixa, em Goiânia, os convocados pela coordenação técnica da modalidade para o Campeonato Aberto Europeu, de 25 a 30 de maio, em Berk Sur Mer, na França, mostraram que mereceram estar na lista.

Márcia Menezes, da categoria até 79kg e representante da AEA/PR, faturou a medalha de ouro, com 95kg na barra. A prata ficou com Elizete de Araujo, com 93kg, e o bronze com Maria Rita, com 68kg, ambas do CDDU/MG.
Mariana D’Andrea, da categoria até 67kg, AESA-ITU/SP, levou o prêmio de maior supino feminino, com 113kg, marca que lhe rendeu o ouro e o novo recorde brasileiro júnior em seu peso. Luciano Dantas, da categoria até 65kg, do CDDU/MG, também subiu ao lugar mais alto do pódio, após alçar 145kg.

Além do trio convocado, os jovens halterofilistas seguem como destaque na capital goiana. Fernanda Teixeira, da categoria até 73kg e representante da CDDU/MG, bateu o recorde brasileiro júnior ao levantar 65kg, superando em 14kg a marca anterior. A atleta ficou com o quarto lugar na sua prova. A medalha de ouro foi para Amanda de Sousa, com 86kg; a prata para Ângela Faria, com 75kg, ambas da CDDU/MG, e, o bronze, para Maraisa Proença, da AESA-ITU/SP, que ergueu 72kg.

Ao todo, 111 halterofilistas, de 12 estados, participam da competição, que tem caráter nacional. Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe são os estados com representantes.  

As disputas de halterofilismo continuam neste sábado e domingo, 14 e 15, assim como as de atletismo e natação. Além do Circuito, a I Copa Brasil de esgrima em cadeira de rodas também ocorre na capital goiana. 

Outros resultados:

Até 72kg masc

Aparecido Lopes (CDDU/MG) - 150kg

Valter Pinheiro (ANDEF/RJ) - 135kg

Pablo dos Santos (AESA-ITU/SP) - 126kg

Até 97kg masc

Rodrigo Marques (CDDU/MG) - 188kg

Vitor Afonso Santos (APNH/SP) - 153kg

Leonardo Rosa (ANDEF/RJ) - 152kg

Time São Paulo 
A atleta Mariana D'Andrea é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 62 atletas e seis atletas-guia de dez modalidades.

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a etapa regional Centro-Leste do Circuito Loterias Caixa de Atletismo, Halterofilismo e Natação e a I Copa Brasil de esgrima em cadeira de rodas não precisam de credenciamento prévio. Bastará dirigir-se à sala de imprensa da arena para identificação. 

O Circuito
O Circuito Loterias Caixa é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país. Em 2018, as disputas das fases nacionais serão separadas por modalidade - haverá ainda um Campeonato Brasileiro de cada esporte. 

Patrocínios
O paratletismo tem patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem. 
A esgrima, o halterofilismo e a natação tem patrocínio das Loterias Caixa.
 
Serviço

Data: 13, 14 e 15 de março
Cidade: Goiânia (GO)

Atletismo e Esgrima em CR: Centro de Excelência do Esporte 
Endereço: Av. Oeste, 56-250 - St Aeroporto - Goiânia - GO

Natação e Halterofilismo: SESI - Clube Ferreira Pacheco 
Endereço: Av. João Leite, 915 - Santa Genoveva Goiânia - GO
 
Programação*

I Copa Brasil de Esgrima em cadeira de rodas
Sexta-feira (13/4) – 9h às 12h30 e 13h30 às 18h
Sábado (14/4) - 9h às 12h30 e 13h30 às 18h
Domingo (15/4) - 8h às 12h

Circuito Loterias Caixa de Atletismo, Halterofilismo e Natação - Etapa Regional Centro-Leste
Sexta-feira (13/4) – 9h30 às 12h30 e 15h30 às 19h (somente halterofilismo)
Sábado (14/4) - 8h às 12h e 14h às 18h 
Domingo (15/4) - 8h às 12h

*Sujeita a alterações

Assessoria de comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)