Notícias

Gaúchos e maranhenses decidirão a Copa Loterias Caixa de futebol de 5 com transmissão do SporTV

Por CPB
Sáb, 07 Out 2017 09:00:00 -0300
Imagem

A grande final da edição 2017 da Copa Loterias Caixa de Futebol de 5 (para cegos) será às 9h30 deste domingo, 8, com transmissão ao vivo do SporTV 3 do confronto entre Agafuc-RS e Cedemac-MA. A competição reuniu 12 equipes de nove Estados no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, em Salvador, Bahia, desde a terça-feira, 3.
 
Trata-se do encontro do campeão da Série B de 2016, a Cedemac, recém-egressa à elite do futebol de 5 nacional, dono apenas da sexta melhor campanha na primeira fase da edição deste ano da competição, contra os já tradicionais gaúchos da Agafuc, campeões em 2015, que obteve o melhor retrospecto na etapa de abertura do campeonato deste ano.
 
Os representantes do Nordeste e do Sul tiveram muita dificuldades para superar as semifinais, realizadas na manhã deste sábado, 7. No duelo que abriu o penúltimo dia de disputas da Copa Loterias Caixa, Agafuc e ICB-BA travaram um embate truncado. O time da casa apresentou-se melhor na primeira etapa, com maior ofensividade e oferecendo perigo constante à defesa gaúcha. Na etapa seguinte, no entanto, o panorama se inverteu. O técnico da Agafuc, Rafael Astrada, lançou sua equipe ao ataque, sacando André Trevisol da formação titular e substituindo-o por Maurício Dumbo, atleta da Seleção Brasileira campeã paralímpica nos Jogos Rio 2016.
 
A alteração surtiu efeito, pois o ICB acuou-se ante à pressão gaúcha até que Nonato invadiu pela ponta esquerda e chutou cruzado. A defesa do goleiro Barão, do ICB, contudo, ocorreu fora da área, o que configura penalidade máxima. O próprio Nonato cobrou com força no canto esquerdo de Barão e decretou a vitória gaúcha. O ICB, campeão da Copa Loterias Caixa em 2016, ainda tentou pressionar nos minutos finais, especialmente com as jogadas individuais de Jefinho, outro craque da Seleção campeã no Rio 2016, mas não foi o suficiente.
 
"Sabemos da qualidade do time deles e, para nós, é sempre uma motivação ganhar de uma equipe que é heptacampeã brasileira. Agora, vamos descansar, focar no trabalho e, amanhã, fazer um grande o jogo para conquistar o título", disse Nonato ao Sportv após o apito final.
 
Na outra semifinal, o Cedemac soube valorizar a posse de bola e eventualmente aproveitar os contra-ataques contra a Urece-RJ. O time conseguiu definir sua vaga na decisão aos 14 minutos da etapa final, quando Jardiel marcou o gol da vitória, após jogada ensaiada em cobrança de escanteio, com um chute rasteiro. A Urece não reuniu forças para sair do prejuízo, especialmente porque uma peça-chave no esquema do técnico Fausto Penello, Liwisgton, foi excluído do jogo por excesso de falta.
 
“Sair da Série B e chegar na final da principal competição do país é incrível. Em 2011, fomos vice-campeões e, agora, no mínimo, repetimos este feito. Mas a final é uma nova história e vamos lutar para levar este título para o Maranhão”, afirmou Jardiel.
 
Às 7h40 deste domingo, ICB e Urece fazem a decisão pelo terceiro lugar. Às 9h30, inicia-se a grande final desta edição da Copa Loterias Caixa, que já entrou para a história.
 
Serviço
Copa Loterias Caixa de Futebol de 5 – Série A
Decisão do terceiro lugar - 7h40
ICB-BA x Urece-RJ
 
Final - 9h30
Agafuc-RS x Cedemac-MA
 
Tabela completa aqui
Local: Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras
Endereço: Estrada do Coqueiro Grande, 127 - Fazenda Grande 2, Salvador/BA
Entrada franca
 
Comunicação CBDV
Tadeu Casqueira - (11) 98769-1371 (TIM) / (11) 2548-0463
tadeucasqueira@cbdv.org.br
 
Assessoria de comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)