Notícias

Copas do Mundo marcam calendário da Esgrima em CR neste ano

Por
Thu, 08 Feb 2018 09:00:00 -0200
Imagem

Com uma equipe mais enxuta e alguns campeonatos internacionais em 2018, a Seleção Brasileira de esgrima em cadeiras de rodas chegou ao CT Paralímpico, nesta segunda-feira, 5, para uma semana de treinamentos. Apenas dez dias antes do seu primeiro desafio do ano, que será a Copa do Mundo em Eger, na Hungria, os atletas terão nesse primeiro momento treinos mais focados em avaliações técnicas e psicológicas. Outros treinamentos estão programados durante o ano, quando o foco será nas atividades normais de treino.

“Esta é a primeira fase de treinamento, que está sendo muito mais de observação de detalhes técnicos para que, daqui em diante, a gente consiga se preparar para as provas internacionais deste ciclo que se inicia”, disse Valber Nazareth, coordenador-técnico da modalidade. Ele explica que as Copas do Mundo em 2018 não são ainda classificatórias para os Jogos de Tóquio em 2020, mas ajudam o Brasil a se manter bem colocado no próximo ano, quando começam as classificações.

Com uma temporada cheia de competições, Jovane Guissone, medalhista de ouro na espada B nos Jogos de Londres 2012, está entusiasmado com esse início de treinamento. Ele busca uma boa pontuação para chegar em 2019, quando acontecerá o Campeonato Mundial, com uma melhor colocação no ranking mundial. “Acho que vão ser boas competições. Está todo mundo voltando de férias, mas nós vamos lá buscar nosso melhor resultado e pensamento nas próximas competições”, afirma o atleta.

Neste ano acontecerão seis Copas do Mundo de Esgrima em Cadeira de Rodas. Logo após a da Eger, entre os dias 15 e 18 de fevereiro, acontecerá a de Pisa, na Itália, entre os dias 9 e 11 de março. Em abril, entre os dias 27 e 29, será em Montreal, no Canadá, seguido por Varsóvia, na Polônia, entre os dias 5 e 9 de junho. Já no segundo semestre, de 8 a 11 de novembro, ocorrerá em Tbilisi, na Geórgia, e por último, em Kyoto, no Japão, entre os dias 13 e 16 de dezembro.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)