Notícias

Em PyeongChang, COI e IPC assinam acordo de parceria até 2032

Por CPB
Sex, 09 Mar 2018 21:00:00 -0300
Imagem

Thomas Bach e Andrew Parsons, respectivos presidentes do Comitê Olímpico Internacional (COI) e do Comitê Paralímpico Internacional (IPC), assinaram neste sábado, 9, em PyeongChang, durante os Jogos Paralímpicos, um acordo de parceria até pelo menos 2032. O novo compromisso se baseia na aliança atual de cooperação que foi assinada antes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Londres 2012. 

Como resultado da nova parceria, o COI continuará a definir que a sede dos Jogos Olímpicos também organize os Jogos Paralímpicos. O COI e o IPC também trabalharão juntos para aumentar a visibilidade dos Jogos Paralímpicos e para fortalecer os esportes paralímpicos. As duas organizações ainda vão estreitar a já existente cooperação na implementação da Agenda Olímpica 2020, um roadmap estratégico para o futuro do Movimento Olímpico. Por último, o acordo concederá estabilidade financeira ao IPC por, pelo menos, os próximos 14 anos, beneficiando todo o movimento. 

“Fortalecer a cooperação entre os movimentos olímpico e paralímpico foi umas das recomendações chaves da Agenda Olímpica 2020. No entanto, o COI tem o prazer de robustecer seu suporte ao IPC e a todo o movimento paralímpico já que nós compartilhamos tantos valores e objetivos”, disse Thomas Bach. 

“Essa era a minha prioridade número um quando fui eleito presidente do IPC em setembro do ano passado. Estou muito feliz que assinamos este histórico acordo de longo prazo. Espero um futuro promissor ao lado do COI. Não há dúvidas de que o movimento paralímpico não estaria onde está agora sem o suporte e a cooperação do Comitê Olímpico”, disse Andrew Parsons. “ As duas organizações dividem a paixão pelo esporte e defendem que ele pode mudar vidas e o mundo.”

O presidente do IPC ainda ressaltou o simbolismo deste acordo ter sido assinado na Coreia do Sul, país que sediou pela primeira vez um edição dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos em 1988.  

Com informações do Comitê Paralímpico Internacional 

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)