Notícias

CBBC cria Seleção sub-25 feminina de basquete para desenvolver talentos

Por CPB
Qui, 10 Jan 2019 16:02:00 -0200
Imagem

Simultaneamente ao Campeonato Brasileiro de Basquete em Cadeira de Rodas masculino, pela primeira vez, um grupo de jovens meninas está em treinamento para formar a Seleção Brasileira feminina sub-25 da modalidade. As 15 garotas, com idade entre 15 e 20 anos, estão no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, desde o início da semana e retornarão para suas casas neste sábado, 12.

“Este camping sub-25 foi criado para incentivar as meninas que estão chegando no basquete e já treinam no alto rendimento, porque elas nunca tiveram essa oportunidade. À princípio, nós abrimos inscrições no site da Confederação de Basquete e selecionamos as participantes. Aqui elas têm não só aulas práticas, mas também teóricas sobre comportamento e postura de atleta para terem uma boa base. Assim, já as preparamos para integrar a Seleção principal um dia”, explicou a técnica Cristiane Antonelli.

A paulistana Gabriela Oliveira, 17 anos, nasceu com má formação congênita nos membros inferiores. Por orientação médica, começou a praticar esporte logo no início da infância. Então, a jovem não se recorda da sua vida sem o basquete. Em 2017, ela ingressou no alto rendimento e foi uma das escolhidas para participar deste camping com técnicos da Seleção principal.

“Esta oportunidade é maravilhosa! Algo que eu queria, mas não imaginava que fosse acontecer tão cedo. Estou realizando um sonho aqui e vou me esforçar para ser selecionada para a nova Seleção”, comentou Gabriela, que pretende cursar psicologia.

As participantes da primeira fase de treinamento de basquete em cadeira de rodas feminino sub 25 representam as cinco regiões do Brasil, com atletas das seguintes unidades da federação: Ceara, Distrito Federal, Espirito Santo, São Paulo, Pará, Paraná e Pernambuco

Assessoria de comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)