Notícias

Brasileiro Loterias Caixa de Esgrima em CR e Halter será no próximo fim de semana

Por CPB
Sex, 05 Out 2018 12:03:00 -0300
Daniel Zappe/MPIX/CPB Imagem

A esgrima em cadeira de rodas e o halterofilismo descobrirão seus campeões brasileiros no próximo fim de semana, de 12 a 14 de outubro. O primeiro Campeonato Brasileiro Loterias Caixa das modalidades acontecerá no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, e contará com a participação de 94 halterofilistas e 40 esgrimistas, de 12 Estados e do Distrito Federal.

Para os levantadores de peso, o Brasileiro servirá como seletiva para a principal competição internacional do ano: o Campeonato Regional das Américas, que acontecerá em dezembro, na cidade de Bogotá, na Colômbia. Os regionais continentais contam pontos para o ranking paralímpico da modalidade - que é vital na obtenção de vagas para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. 

“Nem medalhistas paralímpicos têm vaga garantida para o Regional das Américas, então teremos uma competição bastante forte. Nossos principais atletas virão para brigar por vaga”, disse Felipe Dias, coordenador-técnico do halterofilismo e da esgrima em cadeira de rodas no Comitê Paralímpico Brasileiro. 

As marcas feitas pelos halterofilistas em São Paulo serão homologadas no ranking mundial, já que a competição é reconhecida pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em Inglês). Por isso, alguns atletas passarão pela classificação funcional internacional. “Ficamos um tempo sem pedir o reconhecimento para o IPC, mas entendemos a importância disso, não só para os atletas, mas também para os árbitros. Assim, os atletas podem pleitear Bolsa Pódio, por exemplo, e a arbitragem ganha experiência e pode subir de nível internacionalmente”, comentou Felipe.

Participam desta competição os atletas que atingiram o índice mínimo qualificatório. No masculino, além do índice, a inscrição ficou restrita apenas aos oito primeiros colocados do ranking nacional de cada categoria. 

Já na esgrima em cadeira de rodas, o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa encerra a temporada nacionalmente e será última oportunidade de a comissão técnica avaliar os atletas visando às próximas convocações para Seleção Brasileira. Ainda neste ano, o Brasil disputará mais duas etapas da Copa Mundo da modalidade: na Geórgia, em novembro, e no Japão, em dezembro. 

“A categoria C está perdendo força mundialmente, então naturalmente no Brasil também temos menos atletas. Nesta competição, não teremos nenhum atleta desta classe e a constância do número de inscritos nos deixa feliz porque significa que as categorias A e B tiveram um aumento de atletas”, analisou Felipe.

O Campeonato Brasileiro de Esgrima em Cadeira de Rodas e Halterofilismo é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Ao longo desta temporada, três etapas nacionais de cada modalidade foram realizadas e os melhores colocados do ranking nacional pleitearam a vaga para o Brasileiro.

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o Campeonato Brasileiro de Esgrima em Cadeira de Rodas e Halterofilismo não precisam de credenciamento prévio. Bastará dirigir-se à sala de imprensa para identificação.

Patrocínios
O Campeonato Brasileiro de Esgrima em CR e Halterofilismo tem patrocínio das Loterias Caixa.

Serviço
Data: 12, 13 e 14 de outubro
Cidade: São Paulo (SP)
Local: CT Paralímpico Brasileiro, em São Paulo - Rodovia dos Imigrantes, km 11,5 (ao lado do São Paulo Expo)

Programação*  

Campeonato Brasileiro de Esgrima em Cadeira de Rodas
Sexta-Feira (12/10) - 8h às 12h30 e 13h30 às 19h30
Sábado (13/10) 8h às 12h30 e 13h30 às 19h
Domingo (14/10) - 8h às 12h

Campeonato Brasileiro de Halterofilismo
Sexta-Feira (12/10) - 10h às 12h30 e 16h às 19h
Sábado (13/10) - 10h às 12h30 e 16h às 19h30 
*Programação sujeita a alterações

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)