Notícias

Andrew Parsons é eleito presidente do Comitê Paralímpico Internacional

Por CPB
Fri, 08 Sep 2017 09:19:00 -0300
Imagem

Andrew Parsons foi eleito nesta sexta-feira, 8, o terceiro presidente da história do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês). O ex-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro foi escolhido na Assembleia Geral do IPC, realizada em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. O carioca substituirá britânico Philip Craven, que estava à frente da entidade máxima do paradesporto desde 2001. 
 
Dirigente do CPB de 2009 a 2017, Andrew Parsons recebeu 84 votos e assegurou a vitória em primeiro turno. A segunda mais votada foi a chinesa Haidi Zhang, com 47 votos. O dinamarquês John Petersson (19) e o canadense Patrick Jarvis (12) também concorreram. Participaram da escolha as Associações do IPC (IPC memberships), grupo composto pelos Comitê Paralímpicos Nacionais (NPCs), Federações Internacionais, Organizações Internacionais de Esporte para Deficientes (IOSDs) e Organizações Regionais. 
 
"Estou absolutamente satisfeito e não sei nem o que dizer. Gostaria de agradecer aos membros do IPC pela confiança. Durante a campanha acredito que expliquei o que planejo fazer como presidente do IPC, e os membros entenderam e deram-me seu suporte. Agora é hora de arregaçar as mangas da camisa e trabalhar duro com os membros e o Conselho Executivo. Vencer a eleição em primeiro turno mostra um apoio muito grande. Mostra que há confiança em mim e estou definitivamente satisfeito", disse Andrew.
 
Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Andrew Parsons nasceu em 10 de fevereiro de 1977. Além de dirigir o CPB por oito anos, foi vice-presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC), membro do Conselho Executivo do IPC, da Comissão de Rádio e Televisão do Comitê Olímpico Internacional (COI) e das Comissões da Coordenação dos Jogos de Tóquio-2020 e do Canal Olímpico, ambas do COI.
 
"É com enorme satisfação que o Comitê Paralímpico Brasileiro recebe a notícia da eleição de Andrew Parsons. Não temos a menor dúvida de que ele está preparado para dar sequência ao brilhante trabalho que foi realizado pelo ex-presidente Philip Craven. Andrew, certamente, com seu dinamismo, elevará o IPC a um patamar de excelência ainda mais alto", disse Mizael Conrado, presidente do CPB. 
 
O Comitê Paralímpico Internacional também escolheu nesta sexta-feira seu novo vice-presidente, o ex-nadador neozelandês Duane Kale. Dez novos membros também foram selecionados para compor o Conselho Executivo (Governing Board). São eles: Debra Alexander (Representante da União Internacional de Triatlo), Mohammed Alhemeli (Emirados Árabes), Muffy Davis (Estados Unidos),  Rita van Driel (HOL), Sung Il Kim (Coreia do Sul), Luca Pancalli (Itália), Leonel da Rocha Pinto (Comitê Paralímpico da África), Tim Reddish (Grã-Bretanha), Juan Pablo Salazar (Colômbia) e Yasushi Yamawaki (Japão).
 
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)